segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Espaço do Administrador - Competências Organizacionais




A competência faz a pessoa e ela faz a organização.

Conceituação

Várias são as interpretações do conceito:

  • “Uma característica subjacente relacionada com um desempenho superior na realização de uma tarefa”. (McClelland, 1973), algo inerente ao indivíduo, diferente de aptidão, habilidade ou conhecimento, mas pela combinação dos mesmos.
  • Um estoque pessoal de recursos.
  • Conjunto de saberes – fazer, agir, ser – necessários ao longo do tempo para o exercício de uma profissão.
  • Capacidade de uma pessoa para desenvolver atividades de gestão, de maneira autônoma, planejando-as, implementando-as e avaliando-as.
  • Capacidade para usar habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências adquiridas para desempenhar bem os papéis sociais.
  • Capacidade para usar habilidades, conhecimentos e atitudes em tarefas ou combinação de tarefas operacionais.
  • Segundo as normas ISO temos duas definições:
  • capacidade demonstrada para aplicar conhecimentos e habilidades. (ISO 9000:2000)
  • aplicação do conhecimento, habilidades e comportamento no desempenho. (ISO 10015)


No poder público significa: ‘jurisdição, competência, limite de autoridade dos chefes de repartição pública na administração cotidiana e na resolução de problemas excepcionais’. (Houaiss)
Para a psicologia: ‘capacidade objetiva de um indivíduo para resolver problemas, realizar atos definidos e circunscritos’. (Houaiss)

No sentido jurídico: ‘aptidão ou poder de uma autoridade pública ou indivíduo de efetuar determinados atos em razão do seu cargo ou função, de praticar atos próprios’. (Houaiss)

Etmologia: lat. competentia,ae : 'proporção, simetria’; (Houaiss)

Elegeremos, para a Administração, competência como um conjunto de saberes, um estoque pessoal de recursos, cujos conceitos desenvolveremos ao longo do presente artigo.

Competências individuais

No cotidiano, cometem-se agressões ao sentido léxico de algumas palavras, ferindo seus conceitos, senão vejamos:

O termo “habilidade” é habitualmente confundido com “competência”, porém seu strictu senso diz respeito à ‘qualidade ou característica de quem é hábil’ e ‘hábil é a qualidade de quem é dotado de habilidade e rapidez; destro, ligeiro, ágil’ (Houaiss). A habilidade, por si só, num torna alguém competente.

Habilidades são atributos relacionados a dimensões variadas: cognitivas, motoras e atitudinais, que são básicos para a geração de competências e são categorizadas em:

  • Básicas (ler, escrever, calcular, ouvir, falar)
  • Cognitivas (criar, decidir, resolver problema)
  • Atitudinais (responsabilidade, integridade)
  • Sociais (sociabilidade, trabalhar em grupo)
  • Motoras (destrezas manuais)


Outro termo confundido com “competência” é “capacidade”. Segundo Houaiss – ‘poder de produção, de execução; rendimento máximo, faculdade ou potencial’ ou predisposição, potencialidade. Aqui, faço uma analogia com uma ave – o pato – que tem várias capacidades (potencialidades): anda, nada e voa; mas não faz nada bem!

A conceituação do termo – competência – dada pela ISO 10015, parece-nos o mais apropriado na ciência da Administração: “aplicação do conhecimento, habilidades e comportamento no desempenho”.

A competência de um indivíduo é composta de cinco elementos mutuamente dependentes segundo Sveiby (1998):

  • Conhecimento explícito: O conhecimento explícito envolve conhecimento dos fatos e é adquirido principalmente pela informação, quase sempre pela educação formal.
  • Habilidade: Esta arte de “saber fazer” envolve uma proficiência prática física e mental – e é adquirida sobretudo, por treinamento e prática. Inclui o conhecimento de regras de procedimento e habilidades de comunicação.
  • Experiência: A experiência é adquirida principalmente pela reflexão sobre erros e sucessos passados.
  • Julgamento de valor: Os julgamentos de valor são percepções do que o indivíduo acredita estar certo. Eles agem como filtros conscientes e inconscientes para o processo de saber de cada indivíduo.
  • Rede social: A rede social é formada pelas relações do indivíduo com outros seres humanos dentro de um ambiente e uma cultura transmitidos pela tradição.


Conjunto de saberes

Os saberes desenvolvidos pelo indivíduo dentro de um ambiente propício, tanto externa como internamente à empresa, induzem-no ao desempenho competente e promovem saltos qualitativos e quantitativos para a organização; esquematizados conforme quadro abaixo:

Conhecimento: (pensar)

  • saber onde: nível de posicionamento
  • saber o quê: nível de aprofundamento
  • saber porque: nível de investigação
  • saber quando : nível de informação


Habilidades: (fazer)

  • saber como: know how (expertise)
  • saber quanto: ponderação
  • saber agir: técnica (governança)


Atitudes: (ser)

  • saber ser: identidade
  • saber querer: desejo
  • saber participar: motivação


  1. A HABILIDADE capacita fazer mais com menos: ser eficiente (produtividade, desempenho.. ).
  2. A ATITUDE possibilita fazer a coisa certa: ser eficaz (qualidade, conformidade..).
  3. O CONHECIMENTO induz fazer o que tem que ser feito: ser efetivo (sustentabilidade, tranformação..).


O aperfeiçoamento das habilidades, a maximização do conhecimento e a racionalização das atitudes promovem a “excelência”.

Competências organizacionais

As competências de uma organização formam o conjunto de tecnologias, métodos, inovações e comportamentos organizacionais que representam a soma de aprendizados tanto em nível humano quanto estrutural e são constituídas por:

  • vanguarda: fontes de vantagem competitiva futura da empresa: uso integrado da TI, Inteligência competitiva, P & D, Inovações...
  • crítica: responsável pela atual vantagem competitiva: processos, portfólio, distribuição, corpo gerencial, empowerment, responsabilidade social...
  • central: capacidades comuns à maioria das empresas de um determinado setor.
  • complementar: serviços de apoio (empresa fazendo negócio consigo própria): restaurante, serviço médico, treinamento...


Desenvolvidas através de gestões eficazes e aplicadas no ambiente organizacional geram vantagens competitivas para a empresa diferenciando-a da concorrência, colocando-a em posição de destaque no ambiente empresarial.

Desenvolvimento de Competências na organização

Ocorre, principalmente, por meio de programas de aprendizagem que promovem processos de mudança (resistência ao novo) pela:

  • quebra de paradigmas fomentando a flexibilidade
  • mudança de valores impeditivos (barreira)
  • substituição de modelos mentais
  • infusão da visão sistêmica (holística)
  • ações da alta-administração com vistas à internalização de metodologias, tecnologias, ações de melhorias...
  • ações de mercado com movimentos de desregulamentação, globalização...

donde se conclui que, as competência individuais e corporativas são grandes vetores motrizes de desenvolvimento organizacional.

Momento do Administrador, Wagner Herrera - 29 fevereiro 2016.


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