sexta-feira, 22 de março de 2013

Autoridade e Responsabilidade



Autoridade e Responsabilidade: Autoridade está profundamente ligada à responsabilidade; não se concebe a 1ª sem a 2ª, pois a responsabilidade é uma decorrência natural da autoridade. Faz-se necessária a sanção (baseada num sentimento de justiça), pois “é preciso incentivar as ações úteis e conter as que não têm esse caráter.”.
A penalidade é estabelecida com base no grau de responsabilidade. Se definir a sanção para um operário é relativamente fácil, tanto é mais complicado na medida em que se sobe na escala hierárquica, tornando-se “cada vez mais difícil identificar o grau de influência do ato inicial da autoridade no efeito produzido e estabelecer o grau de responsabilidade do chefe.”.
Assim sendo, deduz-se que a sanção é algo convencional: “quem a estabelece deve ter em conta o ato em si, as circunstâncias que o rodeiam e a repercussão que possa ter.” Isto exige alto valor moral, imparcialidade e firmeza. Fora destas condições, é possível que todo sentimento de responsabilidade desapareça da empresa. É bom lembrar, também, que a responsabilidade é tão temida quanto à autoridade é cobiçada.

Henri Fayol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!