Conheça os outros nove termos mais freqüentes nos perfis dos
brasileiros; saiba como se diferenciar entre os demais profissionais
A rede social para profissionais e empresas LinkedIn, que já
possui mais de 259 milhões de usuários, divulgou nesta quarta-feira (11) a
lista com as palavras e expressões mais constantes nos perfis de seus usuários.
“Responsável” é a palavra que lidera a lista, tanto no
Brasil como no resto do planeta. Conheça os outros nove termos mais frequentes
nas páginas dos brasileiros:
1. Responsável
2. Estratégico
3. Multinacional
4. Dinâmico
5. Organizacional
6. Especialista
7. Criativo
8. Eficaz
9. Inovador
10. Competitivo
Este é o quarto ano consecutivo em que o LinkedIn divulga
quais são as palavras-chaves mais utilizadas para descrever os profissionais da
rede. O termo mais usado em 2011 foi “multinacional” e em 2012 foi
“experimental”.
Segundo a especialista em carreira do LinkedIn, Nicole
Williams, construir uma marca profissional é um passo importante para ter
sucesso no trabalho, mas é preciso se diferenciar das outras pessoas que estão
competindo pela mesma oportunidade.
“Diferencie-se pela descrição exclusiva do que você tem
realizado em sua carreira e traga exemplos concretos do seu trabalho por meio
de fotos, vídeos e apresentações em seu perfil que demonstre o seu melhor
resultado. Dar exemplos para demonstrar como você é responsável ou estratégico
é sempre melhor do que simplesmente usar as palavras”, diz Nicole Williams.
Saiba como você pode se apresentar responsável e estratégico
na rede:
Considere o oposto
Você se descreveria como irresponsável ou impaciente? Um dos
jeitos mais rápidos de decidir se deve ou não optar por uma palavra para
definir sua marca profissional é considerar o antônimo. No caso de “eficaz”, o
oposto é “ineficaz”, o que torna “eficaz” um dos descritores que é dado. Todo o
seu perfil pode mostrar que você é responsável e eficaz sem ter que incluir
chavões.
Vincule a um resultado
Conecte suas habilidades a um resultado específico que
demonstre sua competência. Sempre que possível, especialmente para palavras
como “inovador”, “estratégico” e “criativo”, publique um exemplo de seu
trabalho no perfil, como uma foto, vídeo ou apresentação, para dar aos outros
uma visão do seu talento.
Permita que os outros confirmem por você
Uma maneira de verificar as habilidades listadas é buscar
recomendações, escritas ou por clique, de fontes respeitáveis. Quando você
estiver em busca de recomendações, peça para a sua conexão falar
especificamente sobre a competência que você quer enfatizar e, idealmente, para
conectá-la a um resultado que este colega de trabalho já tenha testemunhado.
Use linguagem ativa
Melhor do que dizer que você é responsável por algo, é
demonstrar como essa responsabilidade entregou resultados. Seus colegas,
potenciais clientes e futuros empregadores presumem que você foi responsável
por diferentes programas, mas como eles foram traduzidos em resultados? Por
exemplo, você pode substituir “responsável por mídia social” por “a meta de
crescimento de dez vezes na audiência da mídia social para a marca foi
alcançada sob minha supervisão” e forneça material visual para mais
demonstrações.
Use o vocabulário da sua indústria
Adapte sua marca profissional no LinkedIn e selecione as
palavras certas para oportunidades específicas, se espelhando na linguagem das
empresas desejadas. Pesquisando as empresas que pretende trabalhar, você pode
encontrar o tom certo que quer incorporar em seu perfil. Se você não tem
certeza sobre quais palavras escolher para descrever sua experiência
profissional ou precisa alterar um de seus chavões, consulte a página da
empresa desejada e selecione algumas palavras.
Fonte: Administradores
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