Com 2013 chegando ao seu final, o ConsumerLab, área da
Ericsson que estuda o comportamento do usuário, identificou as principais
tendências de consumo para 2014 e os próximos anos
Com 2013 chegando ao seu final, o ConsumerLab, área da
Ericsson que estuda o comportamento do usuário, identificou as principais
tendências de consumo para 2014 e os próximos anos. O programa de pesquisa
global é baseado em entrevistas anuais com mais de 100 mil pessoas em mais de
40 países e 15 megacidades.
Júlia Casagrande, especialista do ConsumerLab da Ericsson no
Brasil, afirma: “A mais importante tendência que vemos é a demanda em massa por
aplicativos e serviços em todas as indústrias e setores da sociedade – o que
tem o potencial de mudar radicalmente a vida cotidiana”.
1. Aplicativos que mudam a sociedade: A rápida aceitação
mundial de smartphones mudou completamente a forma como nos comunicamos e
usamos a internet. Agora, entramos em uma nova fase de rapidamente diversificar
o uso do smartphone ̶ e as pessoas estão à procura de aplicativos em todos os
setores da sociedade. Isso inclui tudo, desde compras e creche até comunicação
com autoridades e transporte. Os aplicativos estão se tornando mais importantes
do que o telefone que você usa.
2. Seu corpo é a nova senha: Sites estão exigindo senhas
cada vez mais longas com uma mistura de números, letras e símbolos quase
impossíveis de se lembrar. Isso está levando a um crescente interesse por
alternativas biométricas. Por exemplo, a pesquisa descobriu que 52% dos
usuários de smartphones querem usar suas impressões digitais em vez de senhas -
no Brasil, o número sobe para 79%,- e 48% estão interessados em usar o
reconhecimento de íris para desbloquear sua tela. Um total de 74% acredita que
smartphones biométricos se tornarão comuns durante 2014.
3. Auto quantificação: Pressão arterial, frequência cardíaca
e passos são apenas alguns exemplos de como queremos nos medir por meio de
dispositivos móveis, utilizando dados personalizados. Você só precisa utilizar
um aplicativo para rastrear suas atividades e se conhecer melhor. Um total de
40% dos usuários de smartphones quer utilizar seu telefone para registrar todas
as suas atividades físicas e 56% desejaria monitorar sua pressão arterial e
frequência cardíaca usando um anel. No Brasil, os números são de 45% e 69%,
respectivamente.
4. Internet em qualquer lugar: Os usuários de smartphones
estão percebendo que as barras de sinal em seu telefone não fornecem informação
tão fidedigna, uma vez que o sinal bom para chamadas de voz pode não ser bom o
suficiente para os serviços de internet. .
5. Smartphones reduzirão a exclusão digital: O acesso à
internet em escala global ainda é inadequado e desigualmente distribuído, dando
origem ao que é conhecido como exclusão digital. O advento dos smartphones mais
baratos significa que os consumidores não precisam de dispositivos caros para
acessar serviços de internet. Um total de 51% dos usuários acha que seu celular
é seu produto tecnológico mais importante e, para muitos, está se tornando um
dispositivo primário para o acesso à internet.
6. Benefícios on-line superam preocupações: Com a Internet
se tornando cada vez mais parte integrante de nossas vidas, os riscos
associados a estar conectado se tornam mais evidentes. 56% dos usuários que
entram diariamente na internet se preocupam com questões de privacidade. No
entanto, apenas 4% dizem que eles realmente usam menos a internet por essa
razão. Em vez disso, os consumidores utilizam estratégias para minimizar o
risco, como ser mais cautelosos sobre o tipo de informações pessoais que
fornecem.
7. Vídeo no comando: Apesar de ter mais opções de mídia,
parece que estamos menos propensos a escolher nós mesmos o que vamos assistir.
Na verdade, os nossos amigos são particularmente influentes quando se trata da
escolha dos vídeos. Descobrimos que 38% dos entrevistados dizem assistir,
várias vezes por semana, a vídeos recomendados. Os amigos têm quase tanto
impacto quanto os blogs que lemos e as músicas que escutamos. No Brasil, 46%
dos usuários afirmam assistir vídeos postados por outras pessoas diariamente
ou, pelo menos, várias vezes por semana; 34% recomendam aos amigos assisti-los
e 36% utilizam dicas de vídeos postadas por amigos.
8. Dados visíveis: Um total de 48% dos consumidores usa
aplicativos para entender melhor seu consumo de dados. Enquanto 41% apenas quer
saber quantos dados usam, 33% quer ter certeza que suas faturas de cobrança
estão corretas e 31% se preocupa em não ultrapassar o plano da operadora. A
pesquisa também revelou que 37% dos usuários de smartphones usam aplicativos
regularmente para testar a velocidade de sua conexão. A amostra brasileira
chega a 53%.
9. Sensores em lugares comuns: À medida que os serviços
interativos de internet se tornaram costumeiros, os consumidores esperam, cada
vez mais, que o ambiente ao seu redor acompanhe essa tendência. Até o ano de
2016, 60% dos usuários de smartphones acreditam que sensores serão usados em
todos os setores, desde a área de saúde até o transporte público, tanto em
carros quanto em casas e escritórios.
10. Aperte o play, pause e recomece em qualquer lugar: Como
19% do total de tempo de fluxo de vídeo (streaming) é usado em telefones ou
tablets, os consumidores estão migrando cada vez mais para outros locais onde
assistem TV no seu dia-a-dia. Por exemplo, eles podem começar a ver um conteúdo
em casa, pausar e recomeçar enquanto voltam do trabalho para casa. Enquanto
mudam de lugar, é possível que também mudem de dispositivo.
Fonte: Administradores
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