Também conhecido com o Mix de Marketing, os 4 P do
marketing, que formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias
relacionadas ao mercado
Também conhecido com o Mix de Marketing, os 4 P do
marketing, que formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias
relacionadas ao mercado.
Ligados diretamente a área de marketing estão, o preço,
praça, produto e promoção, tendo este uma porcentagem proporcional de atenção.
1- Preço
É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço.
Preço é a quantidade de O consumidor ao comprar um produto paga o preço e
recebe os benefícios dele, apenas uma parte do custo total que os clientes
pagam numa troca, que inclui vários outros fatores para tomada de valor.
O único componente do mix de marketing que gera receita e é
um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma
empresa e de sua rentabilidade.
Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve
observar os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto, para
proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode
ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar
produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que
seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois
pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo
de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois
não gerará lucro significativo.
2- Praça
Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido,
ele precisa ser distribuído no mercado até os pontos de vendas.
A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um
importantíssimo papel no Mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que
o consumidor terá acesso a oferta do produto. Um exemplo para ilustrar nosso
pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto
de venda (normalmente varejista) e não o encontra, ficando irritado. Os
produtos depois de produzidos precisam portanto chegar ao consumidor final, e
para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante
destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem
a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.
3- Produto
Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para
satisfazer uma necessidade ou desejo, as empresas devem estar além da
estratégia de produto, tomar a decisão de comercializar seus produtos com uma
marca própria, utilizando sinais, símbolos, nomes, que identifiquem e
diferencie seus bens e serviços dos concorrentes. Neste caso estariam
utilizando-se da estratégia de marca.
As organizações utilizam-se do "P" produto
oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as
necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de
produtos, de acordo com a participação de mercado. Existem os considerados
"carros-chefe", outros para atender simplesmente alguns clientes,
outros considerados intermediários e os temporários ou sazonais.
4- Promoção
Os profissionais de marketing usam estas variáveis para
estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem sucedido,
a estratégia traçada para os quatro pês, deve refletir a melhor proposta de
valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido. A administração de
marketing é a aplicação prática deste processo.
As estratégias são necessárias para se combinar métodos
individuais, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma
campanha coordenada. Além disso, as estratégias promocionais devem ser
ajustadas quando um produto se move dos estágios iniciais de vida para os
finais. As decisões estratégicas também devem ser tomadas com relação a cada
método individual de promoção.
Os quatro fatores do marketing mix (também chamado de mix de
marketing) estão inter-relacionados; decisões em uma área afetam ações em
outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado
pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais
fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva
primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma
estratégia de preço agressiva. Em uma concorrência fora da área de preço,
entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na
frente.
Fonte: Administradores
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