Artigo para explicar o que é CRM e como funciona.
O CRM ou (Customer Relationship Management) é um termo usado
para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema
integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos\tarefas de
uma forma organizada e integrada.
Como conceito: CRM é uma estratégia de negócio voltada ao
entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. (Fonte:
Gartner Group)
Para auxiliar estas tarefas e rotinas automatizadas é
necessário um software, geralmente chamado de software CRM ou sistema CRM. Não
que uma empresa não possa pensar em CRM sem ter um software.
Um dos objetivos do “CRM”, é fidelizar clientes, embora este
seja um termo confuso, pois leva a imaginar que você ganha um cartão com seu
nome e alguns descontos ou milhas simplesmente... a fidelização vai muito além
disso, como já comentei em um outro artigo, é buscar a satisfação total do cliente,
antever necessidades e desejos, ser tratado com dignidade e respeito oferecendo
produtos adequados ao cliente.
Isso é feito através do entendimento das necessidades e
expectativas do cliente, baseado lógicamente nas informações colhidas.
CRM é principalmente cultura, sim, você leu cultura, pois de
nada adianta um ótimo sistema se não existe uma cultura na empresa voltada para
atender o cliente e obter informações úteis. Por este motivo a Consultoria de
CRM é de fundamental importância.
No geral o CRM abrange três áreas: automação de gestão do
marketing , gestão comercial e a gestão de serviços\produtos ao cliente.
Essas tarefas e processos, que alimentam o sistema resultam
no banco de dados de informações, se utilizadas de forma adequada podem ser
consultadas a qualquer hora e por qualquer departamento para uma tomada de
decisão.
Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de
uma forma padronizada, independente da forma de contato como: email, orçamento,
twitter, orkut, contatos telefônicos e outras atividades ou informações sobre o
cliente. Isso tudo depois é analisado e se torna fonte para relatórios
gerenciais.
Podemos dividir o CRM em três partes ou tipos:
A parte operacional; que visa os canais de relacionamento,
mas exatamente a criação de canais de vendas.
A parte analítica; como o nome já diz é a análise dos dados
e informações, de forma que os dados gerem um conhecimento voltado a criar
negócios, a parte de inteligência do processo. Tem como objetivo identificar as
necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos.
Por último a parte colaborativa; onde o foco é a obtenção do
valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação com o cliente.
Alguns autores citam o CRM também como uma estratégia de
negócio, muito apoiado nos sistemas de informação.
Existe um desafio grande em conseguir fazer a integração
entre os sistemas de CRM e os sistemas atuais de uma empresa, reunindo todas as
informações obtidas nos mais diversos canais de vendas, agrupando tudo isso em
uma base de dados única e deixando disponível para todos os departamentos da
empresa, lembrando sempre que o foco principal é o cliente. Alguns clientes que
conheço utilizam o CRM diretamente com a ferramenta de BI (Inteligência de
negócios) para ter uma análise melhor das informações.
Ao adotar a estratégia de CRM a empresa interage com todos
os clientes, conhece os seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas
direcionadas, torna o atendimento mais personalizado e consegue a fidelização
do cliente.
Uma empresa consegue identificar clientes potencias e
estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe
a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do
cliente com seus dados históricos, contatos e transações. CRM mantém seus
clientes, aumenta seu faturamento, cria novos clientes e torna sua empresa
referência no mercado!
Fonte: Administradores
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