Para melhor entender a burocracia – considerada uma
estratégia de sistema fechada e de dominação, será destacado a diferença entre
poder e autoridade.
Poder é a imposição da vontade da vontade e interesse de
alguns em detrimento da maioria.
De maneira bem curiosa, esse conceito de poder conflita
diretamente com este principio de administração proposto por Fayol:
Subordinação dos interesses individuais gerais. O poder destaca a superposição
dos interesses da minoria sobre os da maioria.
Autoridade é a influencia sobre o comportamento de outros
para a promoção de metas coletivas. Percebe se, com certa facilidade, que o
discernimento precede naturalmente a Autoridade. E discernimento é o que
distingue a figura de um líder nato, que às vezes pode coincidir com a figura
do líder hierárquico ou formal.
Dominação é o exercício do poder sobre indivíduos ou grupos;
é o domínio ou o predomínio de poucos sobre muitos. Weber em sua obra mantinha
o interesse em entender como diferentes sociedades e épocas eram caracterizadas
por diferentes formas de dominação social.
Tendo como resultado de seus estudos, Max Weber identifica três
tipos de dominação ou poder;
Dominação Carismática – O líder exerce a sua influencia em
virtude das suas qualidades pessoais. É um poder exercido baseado na fé que o
liderado deposita no líder.
Dominação Tradicional – O poder fundamenta se na tradição. A
legitimidade ocorre em função dos usos e
costumes tradicionais.
Dominação Racional Legal ou Burocrática – O poder é
legitimado por normas e procedimentos estabelecidos de cima para baixo.
Carina
Silva, Momento do Administrador
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