terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Contradições da Burocracia




Para melhor entender a burocracia – considerada uma estratégia de sistema fechada e de dominação, será destacado a diferença entre poder e autoridade.

Poder é a imposição da vontade da vontade e interesse de alguns em detrimento da maioria.

De maneira bem curiosa, esse conceito de poder conflita diretamente com este principio de administração proposto por Fayol: Subordinação dos interesses individuais gerais. O poder destaca a superposição dos interesses da minoria sobre os da maioria.

Autoridade é a influencia sobre o comportamento de outros para a promoção de metas coletivas. Percebe se, com certa facilidade, que o discernimento precede naturalmente a Autoridade. E discernimento é o que distingue a figura de um líder nato, que às vezes pode coincidir com a figura do líder hierárquico ou formal.

Dominação é o exercício do poder sobre indivíduos ou grupos; é o domínio ou o predomínio de poucos sobre muitos. Weber em sua obra mantinha o interesse em entender como diferentes sociedades e épocas eram caracterizadas por diferentes formas de dominação social.

Tendo como resultado de seus estudos, Max Weber identifica três tipos de dominação ou poder;
Dominação Carismática – O líder exerce a sua influencia em virtude das suas qualidades pessoais.   É um poder exercido baseado na fé que o liderado deposita no líder.

Dominação Tradicional – O poder fundamenta se na tradição. A legitimidade ocorre  em função dos usos e costumes tradicionais.


Dominação Racional Legal ou Burocrática – O poder é legitimado por normas e procedimentos estabelecidos de cima para baixo.


Carina Silva,  Momento do Administrador





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