terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A primeira entrevista a gente nunca esquece

A primeira entrevista de emprego é algo inesquecível na vida de qualquer profissional. Preparar um bom currículo, ler sobre a empresa, saber se comunicar e se vestir são alguns requisitos para conquistar o entrevistador




É fato que a primeira vez a gente nunca esquece. Pois é, ainda me lembro da minha primeira entrevista de emprego, e aquele velho friozinho na barriga por medo do desafio que estava por vir. Parecia coisa de outro mundo, se sentar diante de um entrevistador e responder a perguntas sobre sua vida profissional e pessoal. Mas é o que parece, pelo menos para a maioria dos jovens que irão concorrer a uma vaga de emprego.

Geralmente a primeira grande entrevista é para conseguir um estágio, seja em uma pequena, média ou grande empresa. Porém, muitas vezes, os jovens ainda não estão preparados para fazê-la e acabam por perder grandes oportunidades por erros clássicos, que poderiam ter sido sanados antes do processo.

Pensando nisso, reuni algumas dicas que considero de grande importância para este primeiro desafio. São dicas que, sempre que posso, passo para pessoas que serão entrevistadas.

Elabore um bom currículo – É primeira e uma das mais importantes dicas. Quando bem elaborado, ele abre as portas de qualquer organização para o candidato. Mas, elaborá-lo exige um cuidado redobrado. Um bom currículo é aquele que transmite, de maneira clara e objetiva, todas as principais habilidades e objetivos profissionais do candidato, e que tenha no máximo duas folhas. Currículos muito extensos podem ser cansativos para o selecionador. Qualquer informação que não esteja no currículo pode ser comentada durante a entrevista.

Capriche no visual – É o cartão de visitas do candidato. Um bom visual pode garantir uma impressão positiva do candidato, como pode causar uma impressão negativa e isso acabar ofuscando as reais habilidades dele. Mas a escolha do visual irá depender da vaga que estará concorrendo e da empresa que está oferecendo tal vaga. Portanto, o primeiro passo é pesquisar sobre a empresa para saber o quão formal ela é, e depois montar o look ideal. Para empregos formais, ternos para homens e mulheres são os mais indicados pelos consultores. Já para as entrevistas não muito formais, o ‘look’ infalível é a velha camisa social combinada com uma calça que acompanha o corpo, mas ela não deverá ser tão justa e nem tão larga.

Comunicação – Se comunique de forma clara e objetiva durante uma entrevista. Ao responder uma pergunta seja breve e preciso. Não se precipite e pense antes de falar. Evite respostas limitadas como ‘sim’ ou ‘não’. Tente interagir com o entrevistador, fazendo com que a entrevista fique mais agradável para ambos.

Vocabulário – Não adianta um currículo digno da vaga, e escolher o look ideal, se na hora da entrevista o candidato pecar no vocabulário. Uma resposta bem elaborada e com vocabulário adequado é um importante requisito, e que pode garantir a vaga na organização, como acabar com qualquer chance do candidato de conquistá-la. Na hora da entrevista, elimine todas as gírias e palavras informais, elas não irão soar bem para o entrevistador. Não utilize palavras muito difíceis de serem entendidas e certifique-se de que ela realmente traduz o que você quer dizer. Na dúvida, não ultrapasse.

Por que trabalhar na empresa? – essa é uma típica pergunta de entrevistas de emprego. Tomar precauções na hora de formular a resposta é importante. Não utilize respostas apelativas, mas sim elogie a empresa e mostre para o entrevistador o quanto ela pode contribuir para seu crescimento profissional, e o mais importante, o quanto você tem a contribuir para o crescimento da empresa.

Não minta – Manter a integridade tanto na hora de elaborar um currículo, quanto na entrevista, somam pontos na hora da escolha. Jamais minta sobre técnicas que você não possui apenas para conseguir um emprego. Seja verdadeiro na hora de colocar suas habilidades.

Marketing Pessoal – Para conseguir a tão sonhada vaga é preciso vender o produto para a empresa, que neste caso é você. No momento certo da entrevista, mostre que você tem as qualificações necessárias para desenvolver as atividades do cargo. Lembre-se, mostre o quão qualificado você é, mas sem perder a humildade.

Sem atrasos e esquecimentos – É um item que parece bobo, mas de grande importância. Jamais atrase em uma entrevista de emprego, tente chegar dez minutos antes do horário marcado e com todos os documentos solicitados. Não deixe nada para ultima hora. As empresas querem profissionais comprometidos com suas atividades e pontuais.

Lembre-se que não existe receita de bolo para entrevistas. A condução e o rumo que elas irão tomar dependerão do entrevistador, do entrevistado e das perguntas e respostas de ambos. A regra de ouro é manter a calma e se preparar mentalmente para este grande momento. Evite respostas prontas, e mostre um comportamento adequado para a vaga que está concorrendo. Muitas vezes, as grandes empresas contratam profissionais, não só pelo conhecimento e habilidades que possuem, mas, também, pelo comportamento apresentado durante a seleção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!