Existem estudos especializados para a escolha do ponto
comercial com base em dados, a exemplo do perfil de clientes na região; o poder
aquisitivo; número de habitantes; hábitos de compra; lojas que costumam
frequentar. De acordo a lei do ponto comercial, você deve estar sempre no
caminho do cliente
Você quer montar seu próprio negócio? Muito cuidado na
escolha do ponto.
A decisão na escolha do ponto, pode determinar seu sucesso
ou fracasso no futuro. Uma loja mal
localizada não pode mudar de lugar com rapidez, e ainda vai arcar com as consequências, esperar que a
região da cidade mude ou a loja seja obrigada a fechar. Existem estudos
especializados para a escolha do ponto comercial com base em dados, a exemplo
do perfil de clientes na região; o poder aquisitivo; número de habitantes;
hábitos de compra; lojas que costumam frequentar. De acordo a lei do ponto comercial, você deve
estar sempre no caminho do cliente.
Um centro comercial é formado por várias lojas de pequeno
porte, cada qual especializada em algum tipo de produto, fica localizado em regiões
tradicionais da cidade com alto fluxo de pessoas. E o mercado é o conjunto de pessoas e/ou
organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços,
e que dispõem de renda para comprá-los.
Primeiro, o empreendedor define o negócio, a dimensão das instalações e
a linha de produtos e depois identifica o seu público-alvo. Os efeitos das decisões tomadas sobre o ponto
de venda são de longo alcance e mais difíceis de mudar que os relacionados a
produto, preço e promoção. Mudar o ponto de venda requer tempo e dinheiro.
A teoria do lugar central de Walter Cristaller (1910), diz
que é preciso duas combinações
econômicas para escolher a localização de unidades comerciais:
1ª. Deve haver sempre um volume mínimo de negócios que
suporte a instalação de uma loja em um dado local, de forma rentável.
2ª. O tamanho efetivo da área comercial escolhida, terá como
limites as distâncias máximas que os consumidores estarão dispostos a percorrer
antes de ir a outro local de compra.
Os bares, quitandas, são localizados de forma mais dispersa,
por toda a parte, e até mesmo em bairros da periferia, vilarejo, pois dependem
de uma clientela local.
Negócios de supermercados, restaurantes devem obedecer a
localização de centros maiores. De acordo a teoria do lugar central de
Cristaller, as áreas de comércio para bens de conveniência são menores, pois
possuem nível de demanda menor, uma vez que podem sobreviver com visitas
frequentes da população local, a exemplo de padarias do bairro. As lojas de
móveis, bens especializados, ficam umas próximas das outras, no centro
comercial bem movimentado. A compra
desses bens, de conveniência ou especializados, é que determinam as
localizações relativas das lojas e o tamanho de suas áreas comerciais.
Evidentemente que os fatores externos incontroláveis, modificam, alterando a
disposição espacial dos centros comerciais, como as diferenças de renda e de
densidade demográfica, as restrições políticas e administrativas e a influência
do sistema viário e de transporte.
Veja alguns princípios básicos para análise da localização
de um ponto comercial:
A adequação do potencial da área, para determinar o volume
de renda e de gastos com os tipos de bens a serem comercializados pela loja. Os
aspectos econômicos e de mercado, como análise do local em termos de custos,
produtividade, rentabilidade e crescimento futuro. O acesso, considerando os
negócios de atração geradora em razão da vizinhança. O potencial de crescimento,
quanto ao local da loja situado sempre em área em que a população e a renda
estejam em crescimento. A atração cumulativa, uma vez que as lojas próximas
podem atrair mais negócios do que as mais distantes. Existe também o grau de
compatibilidade, que é o percentual de clientes visitando as duas lojas,
considerando dois estabelecimentos vizinhos, eles podem se ajudarem ou sofrerem
a influência negativa no volume de vendas, sendo prejudicial, quando há redução
de clientes de uma das lojas. Qual é a lógica do ponto comercial? Quanto mais o
varejo se concentrar em determinada região, mais pessoas, mesmo de regiões
diferentes, serão atraídas.
Fonte: Administradores
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