Compartilho aqui cinco benefícios de se manter conectado com
os clientes por meio de comunidades
Mais do que nunca as companhias precisam estar melhor
conectadas com seus consumidores e parceiros. A popularidade de aplicações de
colaboração na internet, como o crowdsourcing, o nível de engajamento em
plataformas como o Facebook e Twitter e o aumento acelerado no número de
dispositivos móveis conectados criaram uma nova geração de consumidores e
parceiros que têm expectativas sobre como eles se envolvem com uma empresa.
Compartilho aqui cinco benefícios de se manter conectado com
os clientes por meio de comunidades:
1. Economia de tempo
Ao criar uma plataforma para consumidores compartilharem
experiências, dúvidas e desafios, você oferece acesso não apenas a uma base de
conhecimento, mas também a uma rede em que as opiniões de um membro possam
fazer a diferença para o sucesso de outro. E isso não é diferente quando
falamos sobre colaboradores e parceiros. Ao se basear em experiências
adquiridas por profissionais em situação semelhante, você pode fazer com que
sua empresa combine recursos existentes e milhares de dicas que podem levar a
resultados muito mais rápidos, especialmente quando se trata de atendimento ao
cliente.
2. Economia de
dinheiro
Ao conectar seus clientes com outros altamente engajados, a
diminuição de chamados que seu centro de atendimento recebe pode cair drasticamente.
Em comunidades, os clientes irão responder perguntas uns dos outros e reduzindo
a carga que chega ao call center.
3. Produtos
aprimorados
Os benefícios da colaboração entre desenvolvedores de
produtos com consumidores engajados no processo de idealização de um produto
são muito relevantes. É importante ficar atento a todo tipo de feedback e
testes em versões beta.
4. Lealdade
reforçada
Quando uma empresa cria uma forte conexão e passa a entender
em profundidade os gostos, as necessidades e o histórico de compra dos seus
clientes, é possível criar, sob medida, produtos, ofertas e conteúdo
direcionado a eles. No cenário de alta competitividade em que atuamos conseguir
a primeira venda é apenas o primeiro passo. O desafio é fazer com que seu
consumidor seja fiel à marca.
5. Vendas
dirigidas
Estar conectado é deixar de oferecer um produto qualquer e
passar a oferecer soluções. Para criar uma conexão mais forte com um cliente
potencial, é necessário conhecê-lo, entender suas necessidades, vontades,
histórico de compras e até mesmo prever futuras aquisições. Assim, sua empresa
passará a oferecer soluções personalizadas e, consequentemente, fechará
contratos mais frequentemente.
Fonte: Administradores
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