Líderes de empresas, por vezes, também se saem muito mal de
situações tensas com suas equipes, pela dificuldade de se posicionar
Neste mês de junho de 2013 pudemos acompanhar manifestações
que levaram às ruas insatisfações de milhões de brasileiros que se deslocaram
de suas casas ou do trabalho e foram reivindicar várias coisas, desde redução
na passagem de ônibus, até o fim da corrupção que viola nossos direitos civis.
E vimos, com olhar aturdido e pasmo, a dificuldade dos
líderes em entender o que estava acontecendo. Observamos uma Polícia Militar
que se sentia acuada perante as manifestações, pessoas que gritavam palavras de
ordem e, assim, a multidão pressionou uma decisão não negociada. Depois de muito, fomos surpreendidos com o
discurso da Presidenta e percebemos, também, sua falta de habilidade, a
dificuldade em se posicionar de maneira clara e assertiva.
Sem querer analisar os aspectos sócio-políticos, gostaria de salientar a importância do
preparo dos líderes na negociação de soluções. Líderes de empresas, por vezes,
também se saem muito mal de situações tensas com suas equipes, pela dificuldade
de se posicionar e de chegar a uma conclusão satisfatória a embates, desde os
mais simples, aos mais complexos.
Vejamos, então, algumas dicas simples que facilitam as
negociações e a forma como lidar com conflitos:
- o primeiro ponto é entender que os conflitos são naturais
e que, a partir deles, podemos negociar soluções interessantes para a empresa e
para os colaboradores. Ou seja, líderes autoritários, que não permitem a
expressão de sua equipe, demonstram medo e pouca habilidade na solução de
conflitos, porque entendem situações tensas como ameaçadoras;
- o segundo ponto fundamental é ter claro o que se quer de
uma negociação ou da solução de um conflito, qual o real interesse das partes
envolvidas. Para isso, chega-se ao terceiro ponto:
- escutar com todos os sentidos, e não somente com a
audição, tudo que está sendo falado, desde as solicitações, até as expectativas
não atendidas. É olhar, tocar, cheirar as falas, é praticar o que os americanos
falam de “calçar o sapato do outro”, entendendo profundamente o que a outra ou
as outras pessoas querem;
- colocar a razão em primeiro plano, deixando a emoção ser
uma coadjuvante no processo e não a protagonista. Entender o que está se
sentindo de maneira madura e não entrar nos mecanismos de defesa que afastam as
pessoas de um entendimento mais claro do que se quer;
- pensar nas várias alternativas para resolver a situação e
não apenas ficar preso a um modelo mental;
- olhar o todo e não só a parte, ou seja, pensar na solução
como algo mais global e não apenas fragmentado. Esse é um exercício e tanto,
porque temos a tendência de olhar sempre de forma direcionada a solução de um
conflito ou a negociação de uma situação;
- manter a delicadeza e a calma, sempre. Por mais que a
situação seja difícil, educação e calma ajudam na conversa. Nunca se sabe
quantas voltas o mundo pode dar e uma postura gentil sempre facilitará o
relacionamento;
- firmeza e clareza nos pedidos ajudam o outro a entender o
que de fato se quer. Posturas evasivas e muito distantes mostram falta de
envolvimento;
- o envolvimento demonstra confiança e tudo que se precisa,
ao negociar com outras pessoas, é desenvolver uma relação confiável, onde é
possível compreender as posturas e que sejam possíveis perguntas para
clarificar as posições. Sem dúvida, por vezes existem interesses divergentes,
mas sempre há, entre dois pontos opostos, um que entrecruza e define interesses
coincidentes. Buscá-lo e trabalhar em sua direção facilita a negociação. No
entanto, quando a confiança se esvai, qualquer tentativa de conciliação é muito
árdua e, às vezes, infrutífera.
Assim, quando o povo sai às ruas, quando os colaboradores
entram em greve, quando casais resolvem partir para a briga ou quando países
começam uma luta armada, muitos desses aspectos listados acima não foram
levados em consideração. Portanto, entendendo que os conflitos e as negociações
ocorrem sempre, prepare-se conscientemente para todas as conversas,
alinhamentos de expectativas e solicitações. Com certeza, esse preparo tornará
mais fácil sua jornada como líder.
Fonte: Administradores
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