A melhor maneira para entender o que é esta nova posição nas
empresas é redefinir o que é um hacker
Talvez você tenha lido o título e se perguntou: o que
significa isso que eu nunca ouvi falar? Não se preocupe. Certamente você não
foi o único! O Growth Hacking é relativamente novo por aqui, mas já é muito
visado fora do país. Ele é aplicado por grandes startups do Vale do Silício, o
famoso pólo tecnológico nos Estados Unidos, referência mundial em informação e
inovação. Mas afinal, o que é o Growth Hacking?
A melhor maneira para entender o que é esta nova posição nas
empresas é redefinir o que é um hacker. O termo sempre foi conhecido por ser um
invasor de redes de computadores ou um criminoso virtual. A contrário dessa
crença, o hacker é aquele indivíduo com uma dedicação além do comum em busca do
conhecimento. Aquele cara que não sossega enquanto não entender toda e qualquer
parte do que se propôs. Cada mínimo detalhe. Seja sistemas, hardwares, ou neste
caso especifico, vendas.
Neste contexto, o Growth (do inglês, crescimento) Hacker é
um profissional cujo objetivo é fazer crescer o número de usuários de um
produto ou serviço. Ou seja, através de uma metodologia testável e escalável, o
Growth Hacker alavanca as métricas de conversão.
Growth Hacking x Marketing
Você deve estar se questionando se não estamos falando de um
profissional de marketing, certo? Não, não estamos. Enquanto muitas pessoas
consideram que o crescimento do número de usuários seja uma função de
marketing, encontramos exemplos de produtos que aumentaram as vendas de outras
formas.
Há muitas decisões responsáveis pelo crescimento do número
de usuário de um determinado produto ou serviço. Por isso, o Growth Hacker tem
um papel multifuncional englobando não apenas o marketing, mas o produto, as
operações empresariais, finanças e até mesmo os recursos humanos.
A ideia é que a cada decisão que a sua empresa faça o Growth
Hacker aborde a seguinte questão: Qual será o impacto desta escolha para o
crescimento do seu negócio ou dos consumidores?
Você pode ser um Growth Hacker?
Você teria capacidade de assumir a responsabilidade pelo
crescimento de uma unidade de negócios? O Growth Hacker tem como objetivo
imediato conectar o seu mercado-alvo com o produto ou serviço do seu negócio. O
profissional deve ter a criatividade para descobrir maneiras únicas de condução
do crescimento, além de testar e evoluir as técnicas já comprovadas por outras
empresas.
Um Growth Hacker também precisa ser disciplinado para seguir
um processo de priorização de idéias, testando-as, além de ser analítico o
suficiente para saber definir os mecanismos que apresentaram resultados
positivos para serem mantidos, repetidos e escaláveis, visando o crescimento
do negócio.
A característica essencial de um Growth hacker é a criatividade.
Sua mente é a melhor ferramenta de trabalho. Este profissional vai além de
estratégias de Adwords ou SEO para a distribuição da informação. Canais
tradicionais de marketing, muitas vezes geram um alto custo por aquisição e
baixo valor pelo tempo que duram, devido à alta saturação. Em uma época de
usuários sociais, a estratégia de crescimento vem do ajuste de um produto ao
mercado, elevando as escalas virais pela experiência do consumidor.
Algumas ferramentas utilizadas por um Growth Hacker
- Aquisições Virais: Através do compartilhamento de conteúdo dos usuários existentes para os novos;
- Aquisições pagas: Com estratégias de SEM (search engine marketing), Links patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads), anúncios na TV, celulares, rádios, marketing de afiliados, dentre outros;
- Marketing de Conteúdo (Content Marketing): Através de posts em blogs, infográficos e vídeos virais, aumentam a visibilidade da marca e o tráfego para o site, convertendo visitantes em consumidores;
- E-mail Marketing: Estratégia de relacionamento utilizada para conversão de novos consumidores e motivação para gastarem mais com o seu negócio;
- SEO (otimização em sites de buscas): Efetivamente utilizado para construir uma infraestrutura escalável aplicáveis a inúmeras páginas, ao invés da seleção tradicional de uma pequena quantidade de palavras-chave.
- Em suma, o Growth Hacking é a interseção entre o marketing e o desenvolvimento do produto, fazendo mais com menos. As estratégias são articuladas desde o desenvolvimento do produto e, por isto, levando uma experiência mais agradável ao consumidor que, por sua vez, atrai novos usuários ao viralizá-la.
Agora que você já conheceu o cargo que tem feito a diferença
no Vale do Silício é hora de começar a pensar a ser um ou ter um Growth Hacker
na sua empresa!
Fonte: Administradores
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