O e-mail surgiu em 1971 e foi a primeira forma de
comunicação através da internet, e assim que a rede se tornou comercial,
através da World Wide Web em 1990, empresas começaram a utiliza-lo como uma
ferramenta de comunicação e marketing.
O e-mail surgiu em 1971 e foi a primeira forma de
comunicação através da internet, e assim que a rede se tornou comercial,
através da World Wide Web em 1990, empresas começaram a utiliza-lo como uma
ferramenta de comunicação e marketing.
Quando iniciei a atuar na área, em meados de 1999, a
primeira ferramenta que comecei a utilizar foi o e-mail marketing, e a segunda
mais importante eram os grupos de discussão, que também funcionavam através de
e-mail. Confesso que utilizei o e-mail marketing exaustivamente, alcançando
resultados surpreendentes até 2008 ou 2009, mas foi nesta época que comecei a
perceber uma queda expressiva nos resultados, principalmente na conversão de
vendas.
Como consultor e professor de marketing digital, acompanho
os resultados de dezenas de empresas clientes e alguns milhares de alunos, além
dos meus próprios resultados, e começo a me questionar sobre a continuidade e
sobre a eficácia do e-mail marketing. Por este motivo, a grande dúvida é: O
e-mail marketing vai acabar?
Vamos responder por partes. Em primeiro lugar, nem o uso do
e-mail como comunicação pessoal, nem o e-mail marketing como estratégia de
comunicação empresarial irão acabar. Porém, Apesar de muitas pesquisas que encontro
por aí afirmarem que esta ferramenta ainda gera muitos resultados, e que é a
mais utilizada no marketing digital (pesquisas que na sua grande maioria são
realizadas ou patrocinadas pelas próprias empresas que vendem serviços de
e-mail marketing), quem atua profissionalmente na área sabe que esta não é a
realidade. A conversão de vendas, que é o que realmente importa, está cada vez
menor percentualmente ao volume de e-mails enviados.
Qualquer profissional de marketing sabe, ou deveria saber,
que o objetivo final de uma estratégia é a venda, porém, a maior parte das
pesquisas que encontro sobre o setor apresenta apenas dados sobre volume de
e-mails enviados, ou quantidade de e-mails abertos ou visualizados dados que pessoalmente eu desconfio, pois muitas
vezes ao comparar os relatórios destas ferramentas com relatórios do Google
Analytics por exemplo, a diferença é extremamente grande, e entre o relatório
gerado pela empresa que faz o envio e o relatório do Google Analytics, não
preciso nem dizer em qual confio mais.
Outro ponto importante é que as novas gerações
gradativamente estão substituindo o uso do e-mail como forma de comunicação
pessoal pelas redes sociais e SMS e outras ferramentas de comunicação
instantânea, e temos que considerar também que o volume de SPAM que recebemos
atualmente tem feito com que as pessoas percam a credibilidade nesta
ferramenta.
Então como podemos ter resultados usando e-mail marketing?
Apesar de todo este cenário trágico que descrevi acima, o
e-mail marketing ainda pode ser bastante útil em seu MIX de comunicação, desde
que usado da maneira correta. Por isso resolvi dar algumas dicas de como obter
melhores resultados:
1 - PROPAGANDA X CONTEÚDO - Evite o envio exagerado de
propaganda para seus usuários. Sempre que possível substitua o e-mail marketing
por um "newsletter", ou seja, um boletim informativo, com links que
levem para notícias ou artigos, atraindo o usuário para seu site, onde então
ele encontrará banners promocionais, e decidirá se tem interesse ou não pelos
seus produtos;
2 - COMPRA DE MAIL LIST - Nunca, jamais, em hipótese alguma
compre listas de e-mail vendidas pela internet. Lembre-se que centenas ou
milhares de outras empresas já compraram a mesma lista e estão utilizando para
entupir as caixas de e-mail de pessoas que não solicitaram receber. Outro
motivo é que estas listas não são segmentadas, não tem qualidade e muitas vezes
são formadas por endereços que já não estão mais ativos. Conheço inúmeros casos
de pessoas que compraram e não tiveram nenhum resultado sequer.
3 - USUÁRIOS OPT-IN - Envie e-mail apenas para usuários que
se cadastraram em seu site e solicitaram suas informações. Atualmente pelas
regras do CAPEM (Código de Autoregulação para Pratica de E-mail Marketing), é
aceito também o envio para clientes que já mantenham relacionamento com a
empresa, mesmo que não tenham se cadastrado em seu mailing;
4 - RESPEITE O USUÁRIO - O uso do "opt-out"
(aquele link onde o usuário pode cancelar o recebimento), é obrigatório, porém,
quase nunca respeitado. Lembre-se que se o usuário não quer mais receber suas
mensagens, não significa necessariamente que ele não quer mais fazer negócios
com você, porém, se você não respeitar seu desejo, com certeza perderá o
cliente e ganhará um inimigo.
Fonte: Gestor de Marketing
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