Networking é uma ferramenta poderosa quando aplicada com
sabedoria e direcionada para fazer contatos sólidos e duradouros.
A palavra networking entrou em nosso vocabulário a partir da
década de 1990, com o advento da globalização e a necessidade de as pessoas e
as empresas se relacionarem cada vez mais para fazer negócios em escala
mundial.
Há trinta ou quarenta anos, as pessoas costumavam recorrer a
alguém influente nas empresas, na política ou na comunidade onde moravam, a fim
de obter alguma indicação, principalmente quando se tratava de emprego.
O termo utilizado na época era “pistolão”, alguém com poder
e prestígio para indicar você para uma vaga sem a necessidade de teste ou
concurso. Bastava uma indicação e você estava praticamente empregado. O
treinamento vinha depois, com a prática. Independentemente da classe social,
muita gente recorria a um “pistolão” para obter vantagens pessoais e para
facilitar o caminho das pedras.
Atualmente, o termo “pistolão” é usado com menor ênfase em
algumas cidades mais afastadas das capitais, principalmente quando está
relacionado com empresas públicas, mas a exigência dos concursos inibiu muito
essa prática.
Isso obriga as pessoas a estudarem mais, a se dedicarem mais
e a se relacionarem melhor para conquistar a credibilidade necessária para
arranjar bons empregos e fazer bons negócios. Além disso, a competitividade no
mercado aumentou mais do que a capacidade de as pessoas se relacionarem.
O termo networking é uma junção das palavras net (rede) e
working (trabalhando). Na prática, é a sua rede contatos trabalhando a seu
favor quando necessário. No mundo dos negócios, quanto maior a rede contatos de
um empreendedor, maior a possibilidade de aproveitar as oportunidades
existentes e de realizar bons negócios.
De acordo com Jeffrey Gitomer, autor de O Livro Negro do
Networking, fazer contatos é mera questão de ser amigável, de ter capacidade
para se entrosar e de estar disposto a dar algo de valor primeiro. Quando
combinar esses três atributos, terá descoberto o segredo que existe por trás
dos poderosos contatos que levam a relacionamentos ainda mais valiosos.
No mundo dos negócios, as pessoas preferem fazer negócios
com amigos. Quer dizer que, para galgar a escada do sucesso em qualquer
atividade ou negócio, muito mais do que estratégia, técnicas de vendas e
formação educacional, você precisa mesmo é de amigos? Sim. Se não for apenas
interesse, amigos vão querer ajudá-lo sempre, por toda a vida.
Para tirar melhor proveito do seu networking é necessário
desenvolver uma rede de relações profissionais. Não estamos falando da sua rede
de amigos no Facebook, Orkut ou Twitter para compartilhamento de fotos, frases,
piadas e vídeos. Refiro-me a um processo ilimitado de contatos com pessoas de
todas as áreas relacionadas ao seu negócio para troca de informações,
atualizações, conselhos úteis e, principalmente, apoio moral, se necessário.
Por que estou dizendo isso? De nada adianta ter mil ou dez
mil amigos nas redes sociais se não pode contar com eles quando necessário.
Como afirma Gitomer, a qualidade de seus relacionamentos determina o destino
deles.
O maior objetivo para alguém querer estabelecer um contato é
poder utilizá-lo de maneira recíproca mais adiante. Você pode estabelecer
networking por toda a parte, desde que esteja consciente da finalidade e também
preparado para isso.
Infelizmente, nem todos os contatos são importantes e são
poucos os que resultam em negócios. Contatos são apenas contatos. Você nunca
sabe aonde poderão levá-lo nem o que acontecerá se uma pessoa disser a outra
que fez contato através de você.
Vejamos agora as questões mais importantes que você deve
aprender sobre networking para a sua ideia e para o seu futuro: como fazer
contato com pessoas ou profissionais a favor do seu negócio. Engenheiros,
administradores, advogados, arquitetos e outros milhares de profissionais estão
sempre procurando ampliar os seus negócios e a melhor forma de fazer isso é
viver conectado aos profissionais do seu círculo de relacionamentos.
Na prática, contadores conhecem centenas de contadores,
engenheiros conhecem centenas de outros engenheiros, empreendedores estão
conectados a outros milhares de empreendedores e todos eles conhecem milhares
de clientes e profissionais que podem ajudá-lo a decolar no empreendimento.
Na medida em que aumenta o seu networking com profissionais
relacionados com a sua ideia ou o seu negócio, as oportunidades aparecem e as
soluções também. E para transformar possíveis contatos em reais possibilidades
de negócio, procure praticar o seguinte:
² Apresente-se sem
medo: crie coragem e tome a iniciativa, mas nunca antes de se preparar para o
contato; a primeira impressão que você vai passar é importante para firmar o
contato.
² Utilize a regra da
afinidade: encontre um ponto comum entre você e o seu futuro contato; pode ser
o time, a cidade onde vocês moraram na infância, a escola onde vocês estudaram;
estabeleça a ligação.
² Determinação e
persistência: coisas boas vêm para aqueles que têm paciência e adotam medidas
consistentes para consegui-las, portanto, não desanime nunca; você nunca sabe
de onde vem a próxima ideia boa para o seu negócio.
Pense nisso e empreenda mais e melhor!
Fonte: Administradores
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