Conheça os passos certos apresentados por especialista para
se tornar um bom líder
Muitos profissionais sonham com o dia em que serão
promovidos e/ou liderarão sua própria equipe. No entanto, apesar de algumas
pessoas já nascerem com essa habilidade, é possível também adquiri-la. Além
disso, essa habilidade precisa ser vista de forma mais ampla e exercitada todos
os dias.
Pergunte a um gerente o que ele almeja para a carreira em
2013. Ou até mesmo a um diretor. Sempre haverá o desejo de alcançar cargos mais
altos. Faz parte da ambição do ser humano, e até do plano de carreira a
desenvolver ao longo da vida. No entanto, não adianta conquistar o tão almejado
upgrade sem desenvolver competências importantes, como a da liderança. Afinal,
responsabilidades mais elevadas significam gerir pessoas, e esse desafio não é
nada fácil.
Segundo Eduardo Shinyashiki, presidente da Sociedade Cre Ser
Treinamentos e especializado no desenvolvimento das competências de liderança,
essa habilidade pode ser adquirida, aprendida, aprimorada e treinada e, mesmo
tendo dons naturais, talentos e potenciais de liderança não são suficientes se
não forem aperfeiçoados, direcionados, treinados e colocados a serviço de um
objetivo.
O especialista aponta, então, as seis características
essenciais para ser um líder que faz a diferença nas empresas, e conquistar, em
passos mais largos, o lugar ao sol.
1) Saber liderar a
si mesmo: que significa cuidar e fortalecer as competências pessoais para
manter o foco e para que as interferências não desviem do resultado e da
realidade desejada.
2) Ter atenção ao capital humano: para o líder,
reconhecer as experiências e competências das pessoas da sua equipe é
fundamental à concretização de resultados. A valorização de um ideal, um sonho,
a capacidade de estimular nas pessoas entusiasmo, criatividade, dedicação, o
sentimento de pertencer a algo, enfim, os valores chamados intangíveis, que não
se medem em números ou com calculadoras, são considerados essenciais na
construção e na manutenção de equipes sólidas e bem sucedidas.
3) Inspirar a equipe:
isso acontece quando se consegue partilhar com os colaboradores uma identidade
comum que direciona atitudes e catalisa energias. O líder indica a direção e
verifica a rota, transmite a missão e o significado da tarefa e das ações,
orientando e, consequentemente, harmonizando os objetivos e metas individuais
com a coletiva, sendo este equilíbrio a principal fonte de impulso para o
sucesso da equipe.
4) Fazer
acontecer: o foco do líder é manter vivas nos colaboradores as extraordinárias
forças criativas, inovadoras e sinérgicas capazes de fazer planos saírem do
papel. É por meio de atitudes e palavras motivadoras e inspiradoras que ele
consegue manter a equipe focada nos objetivos, criando um equilíbrio que
contribui para ultrapassar os limites individuais e, juntos, alcançar os
resultados escolhidos.
5) Estar aberto a
aprender: o líder precisa estar atento e aberto ao novo, às mudanças dos contextos,
à analise dos cenários e sempre disposto a aprender. Isso permite se reinventar
quando necessário e inovar, criando as estratégias adequadas para alcançar as
metas.
6) Alcançar a
maestria na comunicação: a comunicação é uma habilidade fundamental para alguém
que lidera pessoas com a finalidade de uma maior compreensão, entendimento e
alinhamento com os colaboradores. Por meio de uma comunicação eficaz, o líder
fortalece nas relações interpessoais e no seu time um contexto de cooperação e
integração. Aprimorar e potencializar a comunicação verbal e não verbal,
permite compreender, reconhecer e acompanhar os critérios pelos quais o ser
humano pensa, age e decide.
Fonte: Administradores
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