O nome de uma empresa, em um mercado cada vez mais
competitivo pode definir o sucesso ou o fracasso da empreitada
Um dos desafios de abrir o próprio negócio ou lançar um
produto no mercado é batizá-lo. O nome de uma empresa, em um mercado cada vez
mais competitivo pode definir o sucesso ou o fracasso da empreitada.
“No mercado profissional de branding, o processo de criação
e avaliação de nomes para marcas é chamado de naming. Não é apenas um processo
criativo, mas também uma abordagem estratégica para encontrar as melhores
opções de nomes para a marca de uma empresa ou produto de acordo com seu
mercado e público”, explica Guilherme Sebastiany, especialista da Sebastiany
Branding.
Existem duas alternativas para quem está iniciando um
negócio: contratar um profissional ou fazer o processo de naming internamente.
Para quem optar pela segunda opção, o Sebastiany aponta os sete passos para
criar um nome.
1 – Entenda as necessidades de comunicação da marca. Quem é
a empresa, produtos ou serviço, quais os seus diferenciais, valores e
personalidade? Questione o que é preciso comunicar através do nome.
2 – Levante o perfil do publico-alvo da marca. Diferentes
grupos têm diferentes percepções sobre o que é um nome popular ou sofisticado,
moderno ou tradicional, amigável ou distante.
3 - Identifique a estratégia de visibilidade da marca, onde
será mais utilizada e comunicada. Ex: se for aplicada em uma embalagem pequena,
como isso afetará o espaço para o nome?
4 - Analise os territórios onde a marca irá atuar. Apenas no
Brasil? No exterior? Pense em quais barreiras de linguagem ela deverá superar
quanto ao entendimento, percepção e pronúncia.
5 - Analise os aspectos jurídicos de probabilidade de
registro e proteção no segmento específico em que a marca vai atuar. Em
diferentes setores, o tipo de nome que pode ser mais facilmente registrado
muda. Identificar isso desde o início ajuda a criar não apenas um nome mais
forte e original, mas também um que possa ser mais exclusivo para empresa.
6 - Entenda as demandas da marca quanto ao seu uso na web. O
que é mais importante: ter o domínio .com.br? Ser um nome facilmente localizado
em uma busca do Google? Ser fácil de rastrear no monitoramento de redes
sociais? Como nem sempre é possível ter tudo, entender quais são as prioridades
pode ajudar a criar um nome mais assertivo.
7 - Com base em todas as informações colhidas, definir qual
será a estratégia do nome, o que na Sebastiany é chamado de estratégia verbal,
ou seja, qual será o caminho ideal para a criação do maior número possível de
nomes que atendam melhor as demandas do projeto. Que classe de nome buscar?
Quais os processos ideais para criação deste nome (busca, hibridação de
palavras, estrangeirismo, derivação prefixal ou sufixal, aliteração,
consonância etc)?. “Neste processo deve ser criado um bom número de
alternativas, afinal nem todos estarão livres para uso. Mas o trabalho não
termina com a criação das opções de nomes. A criação é apenas a metade do
caminho”, alerta Sebastiany.
Fonte: Administrador
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