Durante o processo de
coaching no mundo corporativo, é elaborado um plano completo com início, meio e
fim visando melhorias e aumento de performance. O coach funciona como uma
alavanca que leva seu cliente ao ponto que ele quer chegar. Saber quais são as
ferramentas de coaching é essencial, porém, mais importante ainda é saber como
usá-las a seu favor.
Primeiramente, é necessário conhecer as principais
ferramentas que impulsionam esse desenvolvimento, e são elas:
Psicologia Positiva: trata-se de um “braço” da ciência
psicológica que explica que a felicidade humana depende bastante de pensamentos
e atitudes positivas. Você precisa fazer com que seu cliente entenda que é
possível ele chegar aonde pretende com a criação de metas concretas que, ao
serem desenvolvidas de uma maneira positiva e que traga felicidade, auxiliam na
obtenção de seus objetivos.
Patrocínio Positivo: é de extrema importância que seu
cliente saiba que você está ao lado dele para ajudá-lo em seus problemas e na
resolução deles, então, sempre deixe isso claro e procure manter um laço de
confiança e incentivo.
Swot Pessoal: a análise SWOT é conhecida no mundo
corporativo como uma maneira de reconhecer o quadro da empresa ou do produto e,
a partir daí, serem feitas melhorias. O SWOT pessoal funciona da mesma maneira:
você montará um quadro que mostrará quais são as habilidades, dificuldades,
pontos fracos e fortes de seu cliente e a partir daí trabalhar em seu
desenvolvimento.
Missão e Visão: conheça seu cliente, quais são suas metas e
valores, os problemas e aonde ele pretender chegar. Faça uma análise retratado
toda a situação e a partir daí é que você começará a pensar no processo de
desenvolvimento de seu cliente. Esse método também o ajudará a traçar melhor um
plano para a resolução dos problemas e seu próprio desenvolvimento.
Rota de Ação: aqui, após conhecer seu cliente e saber de
seus problemas e quais são seus objetivos, você traçará metas de curto e longo
prazo para a realização do mesmo, conhecendo quais são seus pontos fracos e
fortes e como potencializar suas habilidades para que ele consiga chegar aonde
ele pretende.
Além dessas ferramentas, existem muitas outras que irão lhe
ajudar nesse caminho que levará tanto você quanto seus clientes à realização de
seus objetivos.
Para isso, procure sempre estudar as ferramentas do coaching
e procurar maneiras de desenvolver sempre suas próprias técnicas. Vale
ressaltar que essas ferramentas com princípios psicológicos e sociológicos, ao
serem aplicadas, lhe ajudarão tanto na vida profissional e obtenção de
resultados quanto na vida pessoal, ao traçar suas metas.
Lembre-se também que essas táticas são essenciais para o
desenvolvimento completo de seu trabalho, desde a elaboração do processo, que é
o início, passando pelo meio e fim, concluindo seu trabalho com eficiência.
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