A qualidade começa pela definição e, para a Disney, a
“fórmula do sucesso” é: qualidade da experiência do elenco mais qualidade da
experiência do cliente mais qualidade nas práticas de negócio que resultam no
futuro da Disney
Hoje vou descrever um pouco sobre o curso de qualidade em
serviços em eu fiz na Disneylândia, em Los Angeles, Califórnia há 3 semanas. Os
conceitos que estão por trás da magia Disney são consistentes e muito bem
desenhados. Darei uma introdução do tema, que pretendo retomar em breve, por
ser extenso e muito interessante.
O curso fala sobre a prática da excelência na prestação de
serviços. Eles atrelam a vivência da magia Disney à forma como se concebe a
cultura Disney. É como se o sonho de Walt Disney estivesse sendo revivido por
cada integrante do elenco (colaboradores Disney), a cada dia, todos os dias do
ano.
É impressionante, pois o curso tem uma parte de se ver os
bastidores e os instrutores que por vezes acompanham os estudantes e outras
não. E eles têm sempre a certeza de que você encontrará o que é pregado pela
cultura Disney. E você encontra. Fiquei pensando em quais empresas brasileiras
e multinacionais poderíamos ter esta certeza, a certeza de que os valores organizacionais
pregados estariam sendo praticados.
Bem, a qualidade começa pela definição e, para a Disney, a
“fórmula do sucesso” é: qualidade da experiência do elenco mais qualidade da
experiência do cliente mais qualidade nas práticas de negócio que resultam no
futuro da Disney.
Os principais pontos para cada variável desta equação são:
- Qualidade da experiência do elenco: o elenco é responsável e tem poder de decisão para criar excelência na qualidade da experiência do cliente. Ele ainda é responsável por efetuar as práticas de negócios amplamente divulgadas e treinadas. Eles são desafiados a reconhecer o quão crítico para o negócio é manter a qualidade da experiência do cliente. Elas são as pessoas que trazem vida à “fórmula do sucesso”.
- Qualidade da experiência do cliente: é imperativo enfatizar o fato de o cliente ter escolhido e estar impulsionado a ter sua experiência de entretenimento na Disney. Os clientes são o foco central de tudo que é feito lá. Eles precisam se concentrar em exceder as expectativas de seus clientes. Este é o porquê de eles estarem neste negócio.
- Qualidade nas práticas de negócios: há uma luta contínua para encontrar novas formas de simplificar e adicionar valor ao negócio. É uma busca constante para que o negócio seja bem sucedido no longo prazo.
- Futuro da Disney: sucesso é a palavra que define o presente e o futuro desta grande empresa que é internacionalmente reconhecida como uma das mais bem sucedidas companhias do mundo. O balanceamento entre as várias facetas da organização é um dos pontos que permeiam este sucesso. Na semana que vem, falarei mais sobre a filosofia e o modelo de qualidade Disney.
Fonte: Administradores
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