Para as empresas, big data é a nova oportunidade de entender
o consumidor e criar soluções relevantes. Para os profissionais que procuram
uma área promissora a seguir, esta é sem dúvida a bola da vez
Uma das principais vantagens do marketing digital é a enorme
quantidade de dados que ela disponibiliza sobre o comportamento dos consumidores.
Por exemplo, quais produtos geraram maior interesse e compra, quais as
principais reclamações, qual a mídia mais impactante, a que horas do dia as
compras foram maiores.
Apesar de ser possível entender como o consumidor age,
dificilmente se compreende por que razão ele toma aquelas atitudes. Para isso,
o marketing sempre contou com a área de pesquisa. Assim, tudo aquilo que não se
entende, se pergunta.
É justamente aí que surge uma das principais críticas aos
modelos de pesquisa. Dependendo da forma como a pergunta é feita, ele
condiciona a resposta. Em outras palavras, dificilmente a pesquisa consegue ser
isenta do seu processo de investigação.
Na era das redes sociais, isso já não é mais verdade. Hoje é
possível entender o comportamento do consumidor sem ter que questioná-lo. A
grande quantidade de dados já está disponível na internet no formato de
linguagem natural que as pessoas utilizam para falarem entre si. Para entender
o comportamento do consumidor, basta ouvir o que eles estão dizendo!
O desafio não é mais criar o formulário com as perguntas
para os consumidores, mas analisar e tabular a informação que se encontra de
forma desestruturada. Essa é a grande fronteira do marketing atual, transformar
a enorme quantidade de dados desestruturados em informação estruturada.
Para as empresas, essa é uma nova oportunidade de entender o
consumidor e criar soluções relevantes. Para os profissionais que procuram uma
área promissora a seguir, esta é sem dúvida a bola da vez!
Fonte: Administradores
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