Oportunidades e desafios para um mundo novo se relacionam,
também, com a capacidade de negociar entre as diversas nações. Estreitar laços,
promover experiências, dialogar, ceder.
Os negócios internacionais encontram obstáculos sempre
bastante complexos como a cultura local, resistências históricas, animosidade
entre os países. O bom negociante deve ter a capacidade de analisar o contexto
no qual está inserido e contornar quaisquer barreiras tanto políticas,
culturas, históricas,econômicas que possam existir.
Constantemente, as grandes empresas precisam fazer
adaptações em seus serviços em razão das diferenças culturais. Foi o que
ocorreu com a Mc Donald’s ao estabelecer parcerias com a Hardcastle
Restaurantes Private Limited, com a Connaught Plaza Restaurantes e, por fim com
a Private Limited para entrar no mercado indiano: a empresa adaptou a receita
de seu sanduíche mais famoso, o Big Mac, que no lugar da trazer a tradicional
carne bovina ou de porco passou a ser recheado com carne de frango, maionese
sem ovos e modelos totalmente vegetarianos.
A empresa, através de um intenso processo de negociação,
assumiu o compromisso de não servir seus itens tradicionais em respeito à
diversidade cultural, respeitando o comportamento do consumidor local e se
adaptando às novas perspectivas que o mercado indiano oferece.
Matéria de Negociação
Reportagem de Paloma Angelim, Momento do Administrador, 18 de Julho 2013.
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