Não utilizar perguntas constrangedoras e não forçar o
entrevistado a usar a memória de longas datas são algumas dicas para elaborar
questionários
A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta para obter
informações do ambiente em que a empresa quer atuar. Seu principal objetivo é
auxiliar nas decisões de marketing e aprimorá-las. Esse recurso está ao alcance
de pequenas empresas ao contrário do que alguns empresários pensam. Contudo,
dependendo da complexidade da pesquisa o ideal seria contratar uma empresa
especializada.
Quando os custos para contratação de um instituto são altos
para pequenos negócios, uma boa dica é contratar empresas juniores. Essas
instituições são formadas por estudantes universitários que podem realizar
pesquisas de menor complexidade atendendo muitas das demandas emergentes.
Mas, se a intenção é realizar sua própria pesquisa, uma dica
é iniciar com pesquisas simples e testar as metodologias mais alinhadas com as
necessidades do negócio. Uma pesquisa normalmente apresenta as seguintes
etapas: definição de objetivos e público alvo, definição da coleta de dados
(dados primários ou secundários), escolha da metodologia, definição da amostra,
elaboração de instrumentos de pesquisa, aplicação de pesquisa, tabulação e
análise e por fim a tomada de decisão.
Importante lembrar que, muitas vezes, uma pesquisa com base
em dados primários pode ser dispensada quando as informações já foram
levantadas e publicadas em alguma fonte. Existem diversas fontes que podem ser
consultadas como IBGE, Nielsen, Ibope, órgãos regulamentadores, etc.
Quanto à elaboração do instrumento de pesquisa vale
ressaltar algumas dicas para questionários: não utilize perguntas
constrangedoras, não force o entrevistado a usar a memória de longas datas ou a
fazer cálculos, faça perguntas curtas, faça um pré-teste do questionário, use
palavras simples, evite jargões técnicos e deixe as perguntas mais complexas
para o meio ou fim da abordagem.
Um recurso simples e fácil de criar e disponibilizar
questionários é por meio do Google Forms dentro do Google Docs. Guardadas as
limitações desse recurso, é possível coletar dados e vincular a uma planilha no
Google. Quando a planilha é vinculada ao formulário, automaticamente as
respostas são transmitidas para a planilha. Não optando por esse recurso, as
respostas podem ser vistas em “Resumo das respostas”.
Tomados os cuidados necessários e suficientes para uma
pesquisa de marketing, a tomada de decisão tende a ser mais assertiva.
Fonte: Exame
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