Quando éramos crianças nossos
pais diziam o que fazer e nos repreendiam se não o fizéssemos. Quando fomos à
escola nossos professores nos diziam o que fazer e nos castigavam se não
fizéssemos. Quando entramos para o exército, os sargentos nos diziam o que
fazer e éramos obrigados a obedecer. Quando em nosso primeiro emprego, os
chefes também nos diziam o que fazer. Quando chegamos a um cargo de chefia o
que faremos? Falamos as pessoas o que fazer, por que era isso que nossos
modelos tinham feito conosco. Fomos criados com as pessoas nos dizendo o que
fazer.
Tradicionalmente o gerente detém o cheque de pagamento, a chave para a
promoção e também o facão. Isso é bom, desde que você acredite que a única
maneira de motivar seja por meio da cenoura e do bastão.
A tentação de dizer ou mandar é que além de ser rápido e fácil, dá ao
que manda a sensação de estar no controle. A pessoa que só manda perturba e
desmotiva sua equipe, mas não ousa dar um retorno, que não seria ouvido de
qualquer maneira. O resultado é que as pessoas são servis em sua presença, mas
pelas costas se comportam com ressentimento e com fraco desemprenho. Com
frequência muitos gerentes se encontram apagando incêndios e lutando para que o
trabalho seja feito.
Para Whitmore (2012, pag. 32) “O gerente pode ser tudo, mas não está no
comando- ele está enganando a si mesmo.”
Em relação a isso, temos que parar e pensar: O que devo fazer? Que
caminho devo seguir? O que fazer para melhorar a minha equipe?
Dar ordens você precisa, respeitando e sendo respeitado, servindo de
exemplo para a própria equipe, não esqueça que é no ambiente de trabalho que
irá passar a maior parte do seu tempo e mantendo boas relações, com certeza o
desempenho será melhor.
Incentive seus funcionários da melhor maneira possível, para que eles
motivem-se, e faça seu trabalho de acordo com o que você recomendou.
Dessa maneira você em seu cargo de gerencia estará ganhando a confiança,
o respeito e um bom resultado de sua equipe, sem que eles passem a você impressão
de que tudo está bem sem estar.
Reportagem de Jéssica Lia, Momento do Administrador, 31 de Julho 2013.
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