Cuidar bem das finanças, aproveitar as redes sociais e
motivar os funcionários são ações essenciais para ser um empresário de sucesso
São Paulo – Uma pequena empresa bem sucedida depende de um
empreendedor capacitado para dar certo. Com tantas tarefas, os empresários
costumam abandonar temas que acreditam ser menos importantes para o negócio,
mas que, na prática, fazem toda a diferença.
Ser um empreendedor melhor inclui arriscar-se, gerir bem a
equipe e saber administrar bem as finanças. Veja a seguir três dicas para ser
um dono melhor para o seu negócio.
1. Meça os seus resultados
Acompanhar se o negócio está no caminho certo fica mais
fácil com a ajuda de indicadores financeiros. Conheça o grau de satisfação de
seus consumidores e faça adequações, se for precisa. Cheque periodicamente qual
a participação de mercado da empresa e como está evoluindo o crescimento do
setor.
Para Rodrigo Zeidan, especialista em finanças, “A
participação de mercado da empresa revela a sua capacidade de atender os
consumidores e é uma medida que mostra a capacidade de crescimento da empresa.
Especialmente para pequenas empresas, é importante saber a participação nos
seus”.
2. Seja relevante online
A internet já é uma das principais fontes de informação dos
consumidores. Por isso, investir em uma presença digital é importante. Produza
conteúdo e seja relevante para não afastar os usuários. Com um planejamento,
fica mais fácil lidar com crises e solucionar problemas.
Eduardo Andrade, especialista em marketing, reforça a
importância de ser coerente nas redes. “Parece básico, mas muitas empresas
prometem mais do que cumprem. Quando o discurso e a prática estão em caminhos
opostos, há uma espécie de quebra de contrato de confiança entre as partes”,
conta Andrade.
3. Tenha dias mais produtivos
Para ter uma rotina mais organizada e menos burocrática, é
preciso estar acessível e dar flexibilidade aos funcionários. Aproveitar a
proximidade que uma pequena empresa oferece para envolver a equipe e dar
feedbacks ajuda a melhorar o clima no ambiente.
Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas, diz que
flexibilidade é essencial. “Ser flexível dá uma margem de manobra que as
grandes companhias não costumam ter. Você pode, por exemplo, liberar as pessoas
para fazer alguns trabalhos em casa um ou dois dias por mês”, diz Ferraz.
Fonte: Exame
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