domingo, 4 de dezembro de 2016

Senhoras e Senhores Estagiários

Nos dias atuais está se tornando muito comum a presença de estagiários mais experientes nas empresas. Essa é uma tendência que vem surgindo no mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo em que a crise reduz empregos, ela propicia novas oportunidades, e quem diria – para os mais experientes.



Nos dias atuais está se tornando muito comum a presença de estagiários mais experientes nas empresas. Essa é uma tendência que vem surgindo no mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo em que a crise reduz empregos, ela propicia novas oportunidades, e quem diria – para os mais experientes.

Muitos profissionais de “meia idade” ao se deparar com a crise e, em sua maioria, sem perspectivas de recolocação no mercado de trabalho, partiram em busca de novas oportunidades ou quem sabe, de novas profissões, traçando novos rumos para sua carreira,  em pleno 40 anos ou até mais.

O bom disso tudo é que o mercado de trabalho mostra-se receptivo aos “novos senhores estagiários”. Uma pesquisa realizada pelo CIEE revela que é cada vez mais comum estagiários quarentões. Segundo eles, o mercado de trabalho conta hoje com 7.200 pessoas com mais de 40 anos, que voltaram a estudar e cumprem estágios em empresas públicas e privadas. Dentre eles, 2,73% têm mais de 60 anos.

O interessante é que os empregadores estão enxergando competências relacionais de comprometimento e de cooperação, muito mais desenvolvidas nos profissionais mais experientes- atitudes que o jovem ainda busca rumo a essas expertises-  e defendem que a mistura de gerações pode dar bom resultado: equipes diversas, perfis diferentes, compartilhamento de habilidades distintas só vêm a contribuir com o universo do trabalho.

É comum as pessoas mais experientes me procurarem, relatando-me não saber o que fazer, pois ao longo de suas carreiras, ou se tornaram especialistas em determinada área, ou permaneceram muito tempo numa organização, e agora, na “meia idade”, deparam-se com o dilema do “não saber o que fazer”. Está aí a excelente oportunidade para recomeçar nova carreira, afinal com o aumento da expectativa de vida, pessoas nessa faixa etária estão a pleno vapor.

Existem várias instituições de ensino que oferecem cursos de Graduação Tecnológica de curta duração e especificidade (2 anos) para cada área, como por exemplo: Tecnólogo em Recursos Humanos, em que o profissional pode atuar com gestão de pessoas envolvendo a área de Departamento de Pessoal, cuja função é a de cuidar de admissão, demissão e folha de pagamento; recrutamento e seleção; participação em processo seletivo de candidatos; treinamentos; auxílio no processo de desenvolvimento das equipes e demais outras atividades ligadas a pessoas. Tecnologia em Estética e Cosmética, que tem o objetivo de formar profissionais atuantes no segmento de estética e beleza, habilitando-os para o uso correto de equipamentos tecnológicos, destinados a tratamentos estéticos e a  produtos cosméticos. O curso de Tecnologia em Logística, cujo objetivo é capacitar o profissional a planejar, implementar e gerenciar a distribuição de produtos e serviços de empresas de qualquer segmento de atividade. Tecnologia em Gestão Ambiental, que visa a contribuir para a formação de profissional com maior consciência ambiental e proativa, a fim de despertar o olhar crítico sobre as políticas públicas ambientais. Tecnologia em fotografia, que privilegia a formação de fotógrafos empreendedores, com ênfase em produção e tratamento de imagens no campo da fotografia digital. Tecnologia em gastronomia, em alta no momento, e que objetiva desenvolver habilidades técnicas de preparo e serviços de alimentos e bebidas, levando em conta as boas práticas de manipulação de alimentos e utilização consciente. Todos esses cursos e muito mais permitem ao aluno vivenciar experiências reais, aproximando-os da realidade do mundo corporativo.

E assim sendo, o mercado oferece infinitas oportunidades e depende do próprio profissional  mapear sua vocação, enxergar novas possibilidades e não olhar para trás...

Observa-se ainda que as empresas, de modo geral, não levam em conta a idade como pré requisito, o que chega a ser vantagem para quem tem 40 anos ou mais, já que o estágio pode, de fato, abrir portas para o mercado de trabalho tão desejado nos dias atuais.

Outra tendência que surge é a que considera as oportunidades de vagas temporárias. Segundo dados da pesquisa realizada pelo vagas.com, 54% dos profissionais que participaram de processos seletivos, comparados ao mesmo período do ano anterior, têm mais de 30 anos. Esses dados denotam que profissionais mais experientes devem ampliar sua visão e preparar-se para o novo, para o recomeço, que lhes podem abrir espaços no mercado de trabalho, além de lhes trazer mais felicidade.

Vão em frente e boa sorte!

Momento do ADM, Bernadete Pupo - 04 de dezembro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!