domingo, 11 de dezembro de 2016

Gerentes, vocês fizeram a lição de casa?

Gerentes e diretores. Ao nível da empresa, define-se a receita alvo, os custos e despesas para administrar a empresa e a rentabilidade para o ano seguinte.



A cada ano todas as empresas enfrentam um ciclo de planejamento de orçamentos. Ao nível da empresa, define-se a receita alvo, os custos e despesas para administrar a empresa e a rentabilidade para o ano seguinte. Em um mundo perfeito, este processo deve ser uma via de mão dupla, no qual a liderança corporativa define as metas com funções e as empresas dão suas contribuições. No final, todas as funções e as empresas devem seguir as diretrizes corporativas.

Planejamento de Curto Prazo

Uma vez que as metas da empresa são definidas, os diretores e gerentes devem definir as metas de compra para o ano seguinte.

Existem várias métricas de compras disponíveis na função que deve fazer parte do ciclo de planejamento. No entanto, eu vou mencionar apenas quatro alvos a serem atingidos: Gasto total, Gasto endereçável, Poupança e Recursos (FTE).

Gasto total pode ser calculado usando a receita da empresa e plano de investimentos.

Gastos endereçáveis podem ser estimados com base em gastos provenientes do ano anterior; contratos que expiram no ano seguinte, bem como as principais necessidades de gastos com base nas receitas e capital destinado a melhorias.

Economia pode ser definida com base na melhoria da economia do ano anterior em porcentagens (Poupança/Gastos endereçável), ciclo econômico de mercado e posição em relação à economia de mercado com base em referências (benchmark).

Recursos (FTE) podem ser calculados com base em um orçamento definido pela corporação e capacidade do ano anterior (Gastos/FTE) para cada produto.

Com estas quatro metas, que abrangem a eficiência, é possível mostrar o quanto você pode lidar com os recursos existentes e a efetividade mostra a qualidade de seus projetos de abastecimento.

Com base nesses objetivos, cada diretor de compras poderá começar a definir os projetos a serem adquiridos no próximo ano, usando as mesmas métricas, e os gerentes de compras podem definir seus objetivos pessoais, usando a mesma métrica.

Planejamento de Longo Prazo

O Planejamento Estratégico é mais elaborado e demorado. Os gerentes de compras devem realizar Planejamento Estratégico a cada três anos para os próximos cinco anos. O objetivo é definir: Visão e Missão para a função de compras, bem como os objetivos e metas para os próximos cinco anos.

Existem várias metodologias para definir este roteiro; porém a minha preferência é manter-se aos fatos, externa e internamente. Deixe-me elaborar sobre isso:

Externamente: Gerar dados das Tendências Globais da Economia, sua tendência da indústria e tendências de compra.

Internamente: obter dados da estratégia da sua empresa (negócio) assim como da função de compras.

Depois de obter todas as informações e dados, através de várias sessões com a liderança de compra, agrupe e organize as ideias e tendências em cinco a sete temas relacionados com a função de Compras. Para cada tema, deve-se definir o objetivo estratégico. Deste modo passa-se a ter um material suficiente para definir a visão e missão para Compras.

Para cada objetivo estratégico, é necessário definir as metas para os próximos cinco anos. Defina as metas que você achar apropriado então às dê prioridade usando o valor e o impacto para a empresa, no qual também deve-se definir a data de conclusão. Recomenda-se que para cada objetivo estratégico, a gestão de compras defina uma pessoa de liderança como "Dono" do objetivo.

Depois de concluir o Planejamento de Longo Prazo, é muito mais fácil fazer o Planejamento em Curto Prazo porque agora é possível entender o "roteiro" e todos os anos a refinar os objetivos alinhados com a estratégia de negócios.

Como o planejamento estratégico é complexo e demorado, vale a pena ter um consultor externo para ajudar com o desenvolvimento deste processo, pelo menos para um primeiro momento. O consultor é imparcial e tem uma perspectiva de fora, ajudando assim a desafiar as metas.

Momento do ADM, Fabio Hoinaski - 11 de dezembro 2016.


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