segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A inovação como sobrevivência das empresas

Inovar não é uma questão de escolha, é uma questão de sobrevivência das empresas. A queda das vendas em computadores de 11% o ano passado, aponta que a entrada dos mobiles e tablets impactou diversas empresas




Quando uma empresa cria um produto ou serviço, normalmente esse "produto/serviço" se destina a um tipo de público. E quando citamos um público, deve se pensar que este target está dentro de uma dimensão. Esta dimensão possui uma limitação, assim como temos uma limitação de espaço territorial. Este espaço territorial inclui filtros que podem ser culturais, necessidades e gostos pessoais, capacidade de custeio do produto etc.

Quando olhamos esse target, dentro da dimensão com filtros, enxergamos que dentro de todas as pessoas que poderiam comprar este produto, estas poderão também ser impactadas por concorrentes na hora de decidir.

Dentro desse cenário, compreendemos que todo produto possui uma limitação de abrangência de mercado. Ou seja, um produto não atenderá uma necessidade eterna, pois sugerindo a hipótese que, todo nosso target comprasse o produto, nossa capacidade de distribuição diminuirá com o tempo.

Por esse motivo, compreendendo a limitação de abrangência de mercado na aquisição de produtos e serviços, que as empresas precisam da inovação como fonte de sobrevivência. Ou seja, nenhuma empresa conseguirá alcançar uma crescente massa, se não usar ações de marketing e inovações constantes no decorrer da sua existência.

Um exemplo para se compreender essa necessidade, é a variedade de produtos alimentícios que as empresas criam constantemente. Essas ações visam não só apenas reduzir a saturação do mercado, mas principalmente aumentar a sua escalabilidade.

Imagine se todos os alimentos fossem apenas arroz branco. Por isso que a criatividade e inovação, devem fazer parte da essência das empresas que possuem a visão de crescimento.

Hoje, por exemplo, vemos o impacto da queda do mercado, para as empresas de computadores. A consultoria Gartner apurou uma queda de 11% nas vendas, o ano passado. Essa redução é normal quando novas tecnologias são lançadas.

Empresas de computadores estão fadadas ao fracasso se continuarem insistindo no desenvolvimento do produto antigo. Existe uma mudança cultural forte e as empresas precisam se readequar a essas novas formas de consumo.

Prever o futuro e como se adequar a ele, não é fácil. Mas para isso, as pesquisas de mercado são os grandes aliados das empresas que querem e almejam o crescimento escalável.



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