Inovar não é uma questão de escolha, é uma questão de
sobrevivência das empresas. A queda das vendas em computadores de 11% o ano
passado, aponta que a entrada dos mobiles e tablets impactou diversas empresas
Quando uma empresa cria um produto ou serviço, normalmente
esse "produto/serviço" se destina a um tipo de público. E quando
citamos um público, deve se pensar que este target está dentro de uma dimensão.
Esta dimensão possui uma limitação, assim como temos uma limitação de espaço
territorial. Este espaço territorial inclui filtros que podem ser culturais,
necessidades e gostos pessoais, capacidade de custeio do produto etc.
Quando olhamos esse target, dentro da dimensão com filtros,
enxergamos que dentro de todas as pessoas que poderiam comprar este produto,
estas poderão também ser impactadas por concorrentes na hora de decidir.
Dentro desse cenário, compreendemos que todo produto possui
uma limitação de abrangência de mercado. Ou seja, um produto não atenderá uma
necessidade eterna, pois sugerindo a hipótese que, todo nosso target comprasse
o produto, nossa capacidade de distribuição diminuirá com o tempo.
Por esse motivo, compreendendo a limitação de abrangência de
mercado na aquisição de produtos e serviços, que as empresas precisam da
inovação como fonte de sobrevivência. Ou seja, nenhuma empresa conseguirá
alcançar uma crescente massa, se não usar ações de marketing e inovações
constantes no decorrer da sua existência.
Um exemplo para se compreender essa necessidade, é a
variedade de produtos alimentícios que as empresas criam constantemente. Essas
ações visam não só apenas reduzir a saturação do mercado, mas principalmente
aumentar a sua escalabilidade.
Imagine se todos os alimentos fossem apenas arroz branco.
Por isso que a criatividade e inovação, devem fazer parte da essência das
empresas que possuem a visão de crescimento.
Hoje, por exemplo, vemos o impacto da queda do mercado, para
as empresas de computadores. A consultoria Gartner apurou uma queda de 11% nas
vendas, o ano passado. Essa redução é normal quando novas tecnologias são
lançadas.
Empresas de computadores estão fadadas ao fracasso se
continuarem insistindo no desenvolvimento do produto antigo. Existe uma mudança
cultural forte e as empresas precisam se readequar a essas novas formas de
consumo.
Prever o futuro e como se adequar a ele, não é fácil. Mas
para isso, as pesquisas de mercado são os grandes aliados das empresas que
querem e almejam o crescimento escalável.
Fonte: Administradores
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