Malcolm Gladwell é o quadragésimo quinto na lista de 50 Pensadores da Administração Moderna, logo abaixo um pouco de sua trajetória.
45 - Malcolm Gladwell T., - CM (nascido em 03 de setembro de 1963) é um jornalista canadense, autor best-seller e palestrante. Ele é um escritor pessoal para The New Yorker desde 1996. Ele já escreveu cinco livros, The Tipping Point: Como as coisas pequenas pode fazer uma diferença grande(2000), Blink: O poder de pensar sem pensar (2005), Outliers: A História de Sucesso (2008), que a serra do cão: E outras aventuras (2009), uma coleção de sua jornalismo, e David e Golias: Underdogs, Misfits, ea arte da luta Giants(2013). Todos os cinco livros estavam na lista do New York Times Best Seller .
Livros e artigos de Gladwell, muitas vezes lidar com as implicações inesperadas da investigação em ciências sociais e fazer uso freqüente e prolongado de trabalho acadêmico, especialmente nas áreas de sociologia ,psicologia e psicologia social . Gladwell foi nomeado para a Ordem do Canadá, em 30 de junho de 2011.
Gladwell nasceu em Fareham , Hampshire , Inglaterra. Sua mãe é Joyce (Nation) Gladwell, um psicoterapeuta de origem jamaicana. Seu pai, Graham Gladwell, é um professor de matemática de Kent , Inglaterra. Gladwell disse que sua mãe é seu modelo como um escritor. Quando ele tinha seis anos sua família mudou-se de Southampton para Elmira, Ontário , Canadá .
O pai de Gladwell observou que Malcolm era um menino extraordinariamente sincera e ambicioso. Quando Malcolm tinha 11 anos, seu pai, que era um professor de matemática e engenharia na Universidade de Waterloo , lhe permitiu vagar ao redor dos escritórios em sua universidade, o que alimentou o interesse do menino na leitura e bibliotecas. Durante os anos do ensino médio, Gladwell era um meia-distância corredor e ganhou o título de 1500 metros nos 1978 campeonatos da High School de Ontário em Kingston, Ontário , com um tempo de 4: 05.2 segundos. Na primavera de 1982, Gladwell internado com o Centro Nacional de Jornalismo em Washington, DC . Ele formou-se em História pela Trinity College ,Universidade de Toronto , em 1984.
As notas de Gladwell não foram bons o suficiente para a pós-graduação (como Gladwell diz, "a faculdade não foi um tempo ... intelectualmente fecundo para mim"), então ele decidiu ir para a publicidade. Depois de ser rejeitada por todos os agência de publicidade ele aplicou para, ele aceitou um cargo de jornalismo na The American Spectator e mudou-se paraIndiana . Em seguida, ele escreveu para Estudo Perspicaz das notícias , uma revista conservadora de propriedade do Rev. Sun Myung Moon 's Igreja da Unificação .Em 1987, começou a cobrir Gladwell negócios e ciência para The Washington Post, onde trabalhou até 1996. Em uma elucidação pessoal da norma 10.000 horas ele popularizou emOutliers , Gladwell observa, "eu era um caso perdido no início , e eu me senti como um especialista no final. Levou 10 anos, exatamente esse tempo. "
Quando Gladwell começou no The New Yorker , em 1996, ele queria "a pesquisa acadêmica atual mina de idéias, teorias, a direção ou inspiração." Sua primeira missão era escrever um artigo sobre moda. Em vez de escrever sobre classe alta moda, Gladwell optou por escrever uma peça sobre um homem que fabricava camisetas, dizendo que "era muito mais interessante para escrever uma peça sobre alguém que fez uma camiseta por US $ 8 do que era para escrever . sobre um vestido que custa $ 100,000 Quero dizer, você ou eu poderia fazer um vestido para US $ 100.000, mas para fazer uma camiseta por US $ 8 -. isso é muito mais difícil " Gladwell ganhou popularidade com dois artigos New Yorker, ambos escritos em 1996: "The Tipping Point" e "O Coolhunt" Estas duas peças se tornariam a base para o primeiro livro de Gladwell, The Tipping Point, pelo qual recebeu um adiantamento de US $ 1 milhão.Ele continua a escrever parao The New Yorker. Ele também serve como um editor contribuindo para Grantland, um site de jornalismo esportivo da ESPN fundada por Bill Simmons .
Em um artigo de Julho de 2002, o The New Yorker Gladwell introduziu o conceito de " The Talent mito "de que as empresas e organizações, supostamente, siga incorretamente. Este trabalho examina diferentes técnicas gerenciais e administrativos que as empresas, tanto vencedores e perdedores, têm utilizado. Ele afirma que o equívoco parece ser que a administração e os executivos estão mais que prontos para classificar empregados sem amplos registros de desempenho e, portanto, toma decisões precipitadas. Muitas empresas acreditam na desproporcionalmente gratificantes "estrelas" em relação a outros funcionários com bônus e promoções. No entanto, com a ascensão rápida de trabalhadores inexperientes, com pouco avaliação de desempenho em profundidade, as promoções são muitas vezes erradamente fez, colocando os funcionários em posições que não deveriam ter e manter outros funcionários mais experientes de subir. Ele também aponta que, sob este sistema, tipos de personalidade narcisista são mais propensos a subir a escada, uma vez que eles são mais propensos a tomar mais crédito para realizações e ter menos culpa pelo fracasso. Ele afirma que ambos os narcisistas são os piores gestores e que o sistema de gratificantes "estrelas" eventualmente agrava a posição da empresa. Gladwell afirma que as empresas mais bem sucedidas a longo prazo são aqueles que recompensar experiência acima de tudo e necessitam de maior tempo para promoções.
Gladwell descreve a si mesmo como um cristão. Criado no Menonita tradição, Gladwell se afastado de suas raízes cristãs, quando ele se mudou para Nova York, apenas para redescobrir sua fé durante a escrita de Davi e Golias e seu encontro com Wilma Derksen sobre a morte de seu filho.
Obras
Gladwell escreveu cinco livros. Quando perguntado sobre o processo por trás de sua escrita, ele disse: "Eu tenho duas coisas paralelas Estou interessado na. Um deles é, eu estou interessado em recolher histórias interessantes, eo outro é que eu estou interessado em recolher pesquisa interessante. O que eu estou procurando é casos onde eles se sobrepõem ".
- The Tipping Point (2000). Little, Brown and Company. ISBN 0316316962 e ISBN 978-0316316965 .
- Blink (2005). Little, Brown and Company. ISBN 0-316-17232-4 .
- Outliers (2008). Little, Brown, and Company. ISBN 978-0-316-01792-3 .
- O que a serra do cão: E outras aventuras (2009). Little, Brown and Company. ISBN 978-0316075848 .
- David e Golias (2013). [80] Little, Brown and Company. ISBN 0316204366 e ISBN 978-0316204361 .
Artigos
- Gladwell, Malcolm (4 de Outubro de 2010) "Pequenas mudanças: Por que a revolução não será twittou" . The New Yorker . Retirado 08 de dezembro de 2014.
- Gladwell, Malcolm (14 de novembro de 2011) "Annals of Technology: O Tweaker" . The New Yorker 87 (36): 32-35.Retirado 23 de abril de 2014. "O verdadeiro gênio de Steve Jobs . "
- Gladwell, Malcom (28 de julho de 2014). "A Critic at Large: Trust No One" . The New Yorker 90 (21): 70-75. Retirado30 de setembro de 2014. " Kim Philby e os perigos de desconfiança. " Inclui avaliação de: Macintyre, Ben (2014) Um Spy Entre Amigos:. Kim Philby ea Grande Traição. Crown. ISBN 0804136637 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!