A empresa, em sentido amplo, deverá ser entendida como tudo aquilo que se empreende. É, afinal, um empreendimento, ao qual se dirigem esforços abstratos como os de inteligência para conseguir-lhe êxito, e físicos, materializados por gestões pessoais e pelo aporte de recursos sob as mais variadas formas
Assim como o corpo humano é um sistema integrado por vários subsistemas, - como a visão, a circulação, audição, etc., onde cada um trabalha em função de todo o corpo -, também a empresa pode ser vista como um grande sistema, onde subsistemas menores interagem para fazer com que seja atingido o objetivo comum que é a geração de resultados.
A empresa, em sentido amplo, deverá ser entendida como tudo aquilo que se empreende. É, afinal, um empreendimento, ao qual se dirigem esforços abstratos como os de inteligência para conseguir-lhe êxito, e físicos, materializados por gestões pessoais e pelo aporte de recursos sob as mais variadas formas.
Em sentido restrito, a empresa poderá ser compreendida como uma organização particular, governamental, ou de economia mista, que produz e/ou oferece bens e serviços à coletividade, com vista, em geral, à obtenção de lucros.
Na prática, a empresa será, enfim, um conjunto de recursos humanos, materiais e financeiros, que se utilizam de tecnologias, com responsabilidade social, para produção de bens e serviços, visando à satisfação do cliente e consequentemente obter lucros.
É inegável que o conjunto desses elementos reunidos de maneira harmônica e racional resulta na formação de uma célula empresarial fadada ao sucesso, embora, dentre eles, deva-se reconhecer a predominância do primeiro - o homem -, ser pensante, dotado de inteligência que, bem cultivada, a par da vocação, irá conduzir com maestria os destinos dos demais seres humanos do conjunto, gerindo, com competência, os passos da organização rumo ao encontro promissor para que foi idealizada.
Objetivos de uma empresa
Os objetivos de uma empresa estão diretamente ligados ao tipo de serviço ou produto que pretende prestar, desenvolver ou comercializar às outras empresas ou ao consumidor final.
De maneira geral podemos citar os seguintes objetivos:
- Satisfazer as necessidades dos clientes com lucratividade;
- Operar com estabilidade econômico-financeira (manutenção no mercado);
- Estar em permanente desenvolvimento (expansão quantitativa e qualitativamente);
- Geração de emprego e renda;
- Promover o desenvolvimento econômico-social da região onde está estabelecida.
A empresa e o comportamento gerencial
Do comportamento do empresário, nasce a cultura da empresa. O comportamento ético e moral, em sintonia com alguns requisitos para a atuação pessoal do empresário, leva ao estabelecimento de uma parceria patrão/colaborador que se enquadra com a moderna administração de empresas. Vejamos quais seriam esses requisitos:
- Percepção – é a forma como vemos, interpretamos, avaliamos ou julgamos o que ocorre à nossa volta. O domínio da informação é fundamental para que se consiga uma percepção sensível aos menores detalhes. Na percepção, não basta olhar para um fato que esteja ocorrendo, mas enxergar a origem e as possíveis consequências para a empresa.
- Comunicação – A comunicação entre os seres humanos é uma das coisas mais críticas que existe, especialmente na língua portuguesa, onde nem sempre o que se pretende comunicar é o que acaba sendo escrito. Uma boa comunicação exige clareza de expressão e uma linguagem no nível de quem recebe. Saber ouvir é muito importante. Quem recebe uma comunicação e não consegue interpretá-la, não pode dizer que sabe se comunicar.
- Liderança – A liderança pode ser definida como a habilidade que uma pessoa tem de exercer influência interpessoal, utilizando meios de comunicação que levem outras pessoas a se envolverem e participarem do processo operacional de uma empresa, empregando toda a sua criatividade para atingir um determinado objetivo. Deve-se distinguir um bom relacionamento da liderança. Bom relacionamento é quando convive num grupo sem gerar atrito. Liderança é quando uma pessoa influencia a outra a mudar de atitude. O comportamento de um líder, voltado para o planejamento, informação, avaliação, controle, estímulo, recompensa e punição, deve auxiliar o grupo a atingir seus objetivos e a satisfazer suas necessidades.
Gerência
O ato de gerir uma empresa constitui-se o conjunto de atividades que procura:
- Obter recursos necessários à operação da organização;
- Manter os recursos disponíveis, geralmente escassos, e desenvolve-los de forma racional;
- Distribuir esses recursos de forma adequada para obter o máximo de lucro;
- Obter produtividade sempre crescente desses recursos.
As funções da empresa
Para a devida satisfação dos objetivos da empresa são desenvolvidas funções específicas que visam o melhor atendimento das necessidades do empreendimento, consequentemente, da sociedade a qual presta serviços ou oferece produtos.
As principais funções desenvolvidas pela empresa são:
- função comercial;
- função administrativa;
- função financeira;
- função técnica;
- função social.
a) Função comercial
Compreende as funções de comprar e vender. Portanto:
- Comprar – adquirir as mercadorias que satisfaçam gosto, preferência e necessidades dos clientes, com o menor preço, prazo e qualidade possíveis.
- Vender – pesquisar sobre o desejo dos clientes e suas necessidades. Utilizar-se das ferramentas do marketing para captar e manter a clientela.
b) Função administrativa
Além das tarefas eventualmente desempenhadas pela gerência no exercício de suas funções, algumas são básicas. Vejamos:
- Planejar – é determinar o curso de ação para alcançar um resultado desejado. É quantificar e qualificar os recursos que se irão utilizar e fixar as metas intermediárias a que se deverá chegar antes do objetivo.
- Organizar – é definir o bom funcionamento das operações, quem faz o que e como se faz, e quem supervisiona. A organização deve começar pelo próprio empresário.
- Coordenar – é motivar os recursos humanos a agirem de forma harmoniosa na utilização dos recursos materiais e financeiros, em benefício do objetivo comum da empresa.
- Controlar – é estabelecer padrões de avaliação, acompanhar a operação da empresa – coletando os dados relativos ao desempenho de cada setor -, avaliar o desempenho em relação aos padrões, e fixar medidas corretivas no curso operacional das empresas para que os objetivos sejam alcançados.
- Dirigir – é determinar o que deve ser feito em cada ação para que os objetivos sejam atingidos e os resultados alcançados.
- Liderar – é conseguir despertar no grupo a vontade de fazer, de forma voluntária e livre.
c) Função financeira
Encarrega-se da gestão do dinheiro da empresa, como também, do registro e controle dos movimentos econômicos e financeiros. E é a maior fonte de informações relativas às operações e às disponibilidades que um empresário pode ter.
As principais áreas de decisões na administração financeira de uma empresa são as seguintes:
- Investimento: Avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos nas atividades normais da empresa. Conjunto de decisões visando dar a empresa a estrutura ideal em termos de ativos - fixos e correntes - para que os objetivos da empresa como um todo sejam atendidos.
- Financiamento: Definir e alcançar uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos, dada a composição dos investimentos.
- Utilização (destinação) do Lucro Líquido: Também conhecida como Política de Dividendos, que se preocupa com a destinação dada aos recursos financeiros que a própria empresa gera em suas atividades operacionais e extra-operacionais.
d) Função técnica
É a função que visa desenvolver todos os trabalhos necessários para que, a partir das matérias-primas e insumos, valendo-se dos recursos humanos e materiais, a empresa ponha à venda seus produtos transformados.
Resume-se, basicamente, às etapas abaixo:
- desenho do produto;
- planejamento e controle da produção;
- fabricação do produto;
- controle de qualidade;
- armazenagem.
e) Função social
Objetiva desenvolver, avaliar e apoiar políticas sociais de geração de trabalho e renda e de promoção do humano saudável e pleno em suas habilidades e potencialidades, através de:
- recrutamento e seleção;
- motivação;
- aperfeiçoamento e treinamento;
- plano de benefícios;
- relações humanas.
Portanto, percebe-se que o objetivo da empresa vai além da geração de lucros, tem que fazer valer a sua função social, que significa não gerar prejuízo a outrem em decorrência da realização de suas atividades.
É percebido, reconhecido e valorizado pelo mercado, nos dias atuais a empresa que atende e respeita a sociedade e o meio ambiente. Sua atenção, atendimento e respeito a direitos básicos de seus colaboradores, do meio ambiente e da sociedade já é capaz de gerar um grande prestígio e muito valorizada no mercado, com isso, obter resultados positivos, crescentes e sustentáveis.
Fonte: Administradores
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