sábado, 16 de maio de 2015

Dê o seu melhor, pois atitudes medíocres geram resultados medíocres

Você é melhor do que tudo isso. Nós somos o resultado da soma das experiências e aprendizados que extraímos das intempéries da vida. Assim como o ouro, nós somos forjados no fogo




Nossa maturidade não está somente atrelada ao tempo. Aquela velha e equivocada frase que diz que idade é sinônimo de maturidade é tão falsa quanto um hipócrita, que faz de suas mentiras sua própria vaidade. 

Se idade fosse mesmo sinônimo de maturidade, aposto veementemente que o nosso país (que tem uma alta expectativa de vida e onde boa parte da população envelheceu) seria uma nação de sábios e não de tolos. 

Sim, nós somos melhor do que tudo isso. Nossa maturidade não está na idade, mas sim na forma de ver o mundo, ser, viver a vida e, principalmente, como administramos certas situações que fogem do controle. 

Outro dia conversando com uma amiga em um simbólico jantar de formatura, ouvi o testemunho de que, há alguns dias, a mãe dela tinha passado por um problema sério de saúde. Correndo sério risco de vida.

Em meio à discussão entre médicos e familiares, onde ambos tentavam transferir responsabilidades e achar culpados quanto à negligência do serviço de saúde, a moça calmamente fitou os olhos de um dos médicos e colocou todos os pormenores em seu discurso, a fim de colocar ordem no local.

A menina é conhecida entre seus familiares como uma pessoa nervosa, porém, naquele momento, mostrou-se madura o suficiente para lidar com aquela situação e transmitir tranquilidade e segurança para sua mãe.

Muitas vezes, ao longo de nossa vida e principalmente em nosso meio profissional, somos testados até a última dose de paciência e mansidão. É nessas horas que percebemos que somos melhores do que tudo isso e que estamos todos aqui para aprender, afinal, deixa de crescer aquele que acha que sabe tudo.

Nossa maturidade é moldada de acordo com a intensidade dos momentos que vivemos e de como lidamos com as situações que colocam em xeque nossa forma de agir durante as intempéries da vida. 

Desde pequeno sempre ouvi essa frase: "você é melhor do que tudo isso"

Hoje, olhando minha trajetória profissional, percebo claramente que se não fosse testado até as últimas, jamais teria chegado até aqui. É fácil olhar para o lado e notar inúmeras pessoas que poderiam realizar seus sonhos, não fosse por não terem dado o seu melhor. Não terem suado a camisa e percorrido não somente as mil milhas da maratona, mas sim andado um pouco mais que seus próprios concorrentes. 

Aquele que não dá seu melhor vive refém do "quase consegui". Essa é a desculpa usada por muitos. O "quase consegui" é uma verdadeira ilusão. Passa a ideia de você ter concluído a maratona, mas ter chegado em último. 

Lembro como se fosse hoje de conversar com um amigo no chat do Facebook onde ele estava dizendo que estava prestes a fazer um concurso público, apenas para testar o nível da prova e seus conhecimentos.

O indaguei: "Por que perder tempo entrando em uma guerra sem dar o seu melhor com vontade de alcançar a vitória?". Ele ficou mudo por uns instantes e depois reconheceu: "você está certo, devo dar o meu melhor e entrar para vencer".

Meses depois, eis que vem a grande notícia. Ele havia ficado em terceiro lugar e o concurso público tinha ofertado cerca de 50 vagas. Resultado: ele passou e já está prestes a ser chamado para ingressar em sua carreira no funcionalismo público. 

Muitas vezes perdermos uma batalha justamente por não darmos o nosso melhor. Tenho certeza de que você já teve a seguinte sensação: depois de entregar uma prova ou mesmo um trabalho de conclusão de curso, pensou que poderia ser diferente se você tivesse dado o seu melhor. 

A vida é uma verdadeira cobrança. A todo tempo estamos sendo cobrados, seja por não dar atenção à nossa namorada (o), marido ou esposa, empregadores, chefes, pais e afins. O pior é que nós mesmos nos cobramos a todo tempo. Tudo isso faz parte do nosso crescimento. Portanto, não se desespere. Não somos perfeitos, mas estamos a todo tempo buscando a perfeição, seja nas pessoas que vivem a nos frustrar ou quem sabe em uma entrevista de emprego.

Dar o seu melhor tem muito a ver com viver a vida de forma intensa e com prudência, respeitando os seus limites e o espaço alheio. Dar o seu melhor tem a ver com amar sem esperar nada em troca, doar-se de corpo e alma sem medo de sofrer. Perde não é aquele que cede amor, mas aquele que não abre os braços para receber.

Dar o seu melhor é perdoar antes mesmo de o agressor vir lhe pedir o perdão. É reconhecer os erros e grosserias do seu chefe, ter maturidade suficiente para lidar com esse tipo de situação sem precisar revidar na mesma moeda. Ser melhor do que tudo isso é olhar pra trás e levantar as mãos para o céu reconhecendo que você se superou mais uma vez, mesmo achando que não podia mais se levantar. 

Dar o seu melhor é não somente molhar a camisa, mas transbordar suor até a última gota. Existem duas máximas no ramo do marketing digital e uma delas é a seguinte: o que difere os meninos dos homens é simplesmente a forma de lidar com as circunstâncias e, principalmente, conseguir pecorrer a última milha onde muitos foram vencidos pelo cansaço. 

A outra máxima é a seguinte: feito é melhor do que não feito. Portanto, quando entrar em uma guerra, entre pra vencer. Ninguém entra em uma guerra a fim de treinar salto de obstáculos ou, quem sabe, aprimorar a mira para aprender a acertar o alvo.

Hoje vejo que eu poderia ter tido resultados melhores, não fosse o fato de não ter dado o meu melhor. Poderia ter sido aprovado em diversos vestibulares, não fosse a falta de vontade de suar realmente a camisa. Eu poderia ter dado o meu melhor, não fosse a paralisia do medo de não conseguir vencer uma vez mais.

Às vezes temos a leve sensação de estarmos no cargo errado, nos frustramos e desanimamos pelo simples fato de acharmos que somos melhor do que tudo isso.

Podemos ter um nível de instrução maior do que a função para a qual fomos designados. É como se fôssemos uma bazuca apontada para uma pequena formiga. Essa sensação reflete nossa potencialidade, porém, para galgarmos um novo degrau é necessário aprendermos novas competências e passar por certos desafios, os quais aguçarão ainda mais a nossa percepção de vida e principalmente o nosso nível de maturidade.

Ser melhor do que tudo isso é ter plena consciência de que tudo aquilo que você já viveu e ainda viverá, servirá sempre para o seu aperfeiçoamento. Ser maduro é saber que nem tudo está sob o nosso controle. É não se deixar levar pelas circunstâncias e nem se enganar pelas aparências.

Quanto maior o seu controle emocional, mas maduro você se torna. Ser melhor do que tudo isso, é saber extrair das dores motivos suficientes para não desistir da luta.

O mercado de trabalho está repleto de concorrentes. Portando não caia na vala comum, faça a diferença e dê o seu melhor. Na hora da entrevista de emprego, vista sua melhor roupa, treine o seu discurso e use suas melhores armas. Dê o seu melhor!

Em meio às opressões que já vivi e venci, das lutas que ganhei e perdi, das vezes que caí e levantei, vejo que sou e continuo sendo melhor do que tudo isso... e te convido a ver a vida da mesma maneira. Não seja mais um no meio da multidão.

Dar o seu melhor ou ser melhor do que tudo isso, é saber reconhecer suas limitações e aprender a administrar seus fracassos. Assim na vida como nos negócios, nada é pela metade. Ou ama-se por inteiro ou nunca amou-se de verdade. Ou você dá o seu melhor ou morrerá pela metade, pensando que poderia ser diferente se tivesse realmente dado o seu melhor.

Para alcançar resultados diferentes é necessário fazer coisas diferentes. Como você conseguirá alcançar resultados diferentes se continua sempre fazendo a mesma coisa?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!