A criatividade e a ousadia são as duas características que permitem desenvolver boas marcas
A força da marca de uma instituição é o que, muitas vezes, define a importância e a presença de seu trabalho em uma sociedade. Muitas vezes nós podemos nem saber exatamente o que uma empresa, uma loja, ou um estabelecimento faz, mas sabemos reconhecer e identificar a sua marca em qualquer lugar do mundo.
A criatividade e a ousadia são as duas características que permitem desenvolver boas marcas, afinal, é através delas que muitas instituições vão criar uma relação com o seu público-alvo, permitindo que seu trabalho seja realizado com mais facilidade.
Para você entender como é importante ter uma marca única e inovadora para sua empresa, seu negócio ou empreendimento, independente da área em que pretende atuar, separamos uma lista de cinco marcas criativas para servir como fonte de inspiração. Nesta lista você vai perceber que a escolha da marca vai muito além do design ou da ideia que o desenho quer passar: ela representa também a ideologia do seu negócio. Confira logo abaixo!
Cruz vermelha (Red Cross)
Uma marca considerada importante é aquela que é reconhecida universalmente na área em que atua. Um bom exemplo de marca que virou referência na área da saúde é a Cruz Vermelha (Red Cross, em inglês). Poucos de nós sabemos o que a Cruz Vermelha faz de fato, como ela atua e como a instituição funciona, porém é fácil associar o seu trabalho com uma atuação de qualidade na área da saúde. Seu logo é simples, marcante e fácil de ser reproduzido, mas é reconhecido em qualquer lugar do mundo.
Apple
É difícil falar de marcas criativas, que são fontes de inspiração, sem falar diretamente da Apple. A maçã, que foi representada até pouco tempo por Steve Jobs, é hoje reconhecida como um dos maiores ícones da inovação tecnológica e do design. O que a grande maioria das pessoas pagam por um produto da Apple hoje está mais relacionado com a força da sua marca do que, necessariamente, com a qualidade dos seus produtos. Esse reconhecimento e referência permitem que a Apple continue atuando com excelência na elaboração de seus eletrônicos, que mudaram, de vez, o mercado da tecnologia.
Veuve Clicquot
Boas marcas também são encontradas no mercado da alimentação e das bebidas. Um ótimo exemplo é a marca Veuve Clicquot, que representa um dos champagnes mais caros e sofisticados do mundo. Os designers que elaboraram a marca da Veuve Clicquot queriam fazer algo completamente diferente do encontrado em outros champagnes igualmente sofisticados, para se destacar no mercado. Para isso optaram por uma cor inconfundível e fácil de identificar nos seus rótulos: o amarelo. Ao utilizar uma cor tão pouco convencional em um mercado tão elegante quanto o dos espumantes, a Veuve Clicquot fez história e é considerada, até hoje, uma das melhores bebidas do mundo.
Adidas
Marcas fortes e criativas também são encontradas nos esportes, e a Adidas é um ótimo exemplo do papel desses símbolos no estabelecimento de uma empresa. A Adidas tem uma marca simples, fácil de ser reproduzida e segura, que pode carregar somente os seus três traços sem o nome da empresa para ser facilmente reconhecida em qualquer lugar do mundo. A qualidade dos produtos oferecidos pela Adidas e a força de sua presença publicitária em eventos de grande apelo mundial, como as Olimpíadas, transformaram essa marca em uma referência icônica para o esporte.
The Rolling Stones
Marcas importantes também podem ser encontradas no universo musical e vamos lhe apresentar um ótimo exemplo disso: os Rolling Stones. Pense na força da marca criada por essa banda de Rock e na simplicidade do desenho que foi elaborado para a capa de um dos seus álbuns. O desenho da boca aberta, com uma língua vermelha para fora, foi tão ousado na década de 70 que marcou a história da banda, que é reconhecida até hoje pelo mesmo desenho, que nunca sofreu modificação no seu design.
Além dessas cinco marcas que citamos aqui, ainda poderíamos passar horas falando de tradicionais exemplos de sucesso como a Coca-Cola, a Ikea, o Google e muitas outras instituições que abusaram da criatividade para fazer história.
A gente quer saber o que você achou desses exemplos. Qual é a sua marca favorita? Alguma delas te inspira a mudar a sua história? Conta pra gente!
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!