A análise sobre o nosso nível de competitividade no mercado é um dos primeiros quesitos a se considerar antes de anunciar mudanças
No início do ano é muito comum pararmos para refletir sobre nossa vida pessoal e profissional, corrigir rotas e definir novas metas. A carreira acaba sendo sempre tratada como prioridade nesta lista, pois ela naturalmente influencia nos outros aspectos da nossa vida, em nossas metas e planos.
Neste balanço profissional, a análise sobre o nosso nível de competitividade no mercado é um dos primeiros quesitos a se considerar antes de anunciar mudanças. Para isso, algumas perguntas devem ser consideradas: há quanto tempo você não atualiza o seu currículo? Quando foi a última vez que entrou no seu LinkedIn ou fez network fora da sua empresa? Quais são as atualizações que o mercado tem pedido na sua área? Se você nem ao menos se lembra das respostas para estas perguntas, talvez seja a hora de separar um tempinho para olhar para a sua carreira com um pouco mais de cuidado.
Você pode justificar que não “precisou” fazer nenhuma destas coisas, pois está há anos na empresa e “vai muito bem, obrigado”, mas estar atento ao que se passa no mercado e em dia com seu currículo não quer dizer que você está procurando emprego, mas sim que está se mantendo competitivo e interessante para o mercado.
Por mais que sua empresa esteja indo bem e que você esteja confortável e feliz na sua posição, manter sua atratividade no mercado é algo que você deve fazer por você e independe de como você está na organização que trabalha. Na verdade, você até se torna um profissional melhor para a sua empresa se mantendo competitivo, pois isso também implica em conhecer bem suas habilidades, trabalhar melhor suas “fraquezas”e potencializar seus diferenciais.
Oportunidades podem surgir a qualquer momento, seja por meio de uma ligação de um headhunter, que ao conversar com você, pede que envie o currículo atualizado em seguida (e aí começa o seu sofrimento para atualizá-lo correndo) ou até mesmo dentro da sua própria empresa em uma nova área ou um novo projeto. Por isso, saber divulgar seus feitos, organizar as informações da sua trajetória profissional e mantê-las atualizadas são tarefas que também precisam ser incorporadas na sua rotina profissional.
É muito comum vermos profissionais que passam muito tempo de suas vidas na mesma empresa e, ao saírem, se veem completamente “perdidos”, sem saber por onde começar para buscar sua recolocação. Isso porque focaram apenas dentro da empresa e não mantiveram este olhar fundamental para fora. E aí é necessário “correr atrás” deste prejuízo, aprendendo a refazer seu network, alimentá-lo, fazer um currículo atraente e que contemple seus diferenciais e se preparar para as novas exigências do mercado por intermédio do autoconhecimento (identificação de forças e fraquezas) e do autodesenvolvimento como um trabalho de Coaching.
É claro que competividade não está associada apenas ao fato de se mostrar presente no mercado, mas sim em buscar constante desenvolvimento e aprendizado em tudo que fizer. E este é um tema que merece um novo artigo, mas que vale deixar algumas perguntas para reflexão: quando foi a última vez que você aprendeu algo novo em seu trabalho? O que há de desafio nas tarefas desempenhadas atualmente? Há um plano de carreira para você na sua empresa? Onde você se vê daqui a cinco anos?
Estas são questões que principalmente quem está há muito tempo na mesma empresa precisa se fazer e responder quando o assunto é manter-se competitivo. Afinal, não há problema nenhum em passar muitos anos na mesma empresa, desde que não seja estagnado.
Fonte: Administradores
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