segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Finanças pessoais: 30 passos inteligentes em busca do equilíbrio

O segredo para o dinheiro é o direcionamento que costumamos dar a ele




1. Reduza as saídas e amplie as entradas. Tente programar as principais contas do mês numa única data. Nem sempre é possível, portanto ao receber da sua principal fonte de receitas, faça uma única retirada relacionada a todos os débitos. É muito útil, pois tendemos a criar uma falsa sensação de “riqueza” quando o saldo é positivo, resultando em gastos muitas vezes não planejados, sacrificando assim o orçamento.

2. Elabore uma planilha de custos com todas as despesas previstas, bem como as receitas para os próximos 12 meses.

3. Pessoas sociáveis e com muitos familiares = perigo total para o orçamento. Defina algumas pessoas para presentear de acordo com o seu próprio critério e estipule um valor para cada uma delas. Procure outra forma de compensar a falta do presente.

4. Reserve sempre 10% de todos os seus ganhos, independente da quantia. Então, supondo que a sua principal receita líquida seja de R$ 5.000,00, guarde R$ 500,00. Essa fórmula aplica-se também à renda extra. Futuramente essa economia poderá ser investida em fundos mais rentáveis, em ações e outras linhas de capital.

5. Abra um calendário de datas promocionais e avalie em quais delas você poderá obter maiores ganhos financeiros.

6. Sabe aquela máquina fotográfica que você nem pega mais? Sabe aquele relógio que há meses que você não utiliza? E aquele sofá que foi substituído com o 13º? Todos eles têm compradores esperando por você. Os classificados na internet, nas redes sociais e nos jornais são espaços férteis e muito vantajosos para compradores e vendedores ávidos por ofertas mais em conta.

7. Estipule prioridades em ranking. Coloque no papel e em local visível uma lista de coisas que você realmente precisa ou deseja conquistar. Utilizar recortes de gravuras, facilita a mentalização e consequentemente a conquista.

8. Para quem tem cartão de crédito, a grande dica é: passe a utilizá-lo em todas as suas compras. Ao longo do ano você vai acumulando pontos em programas de vantagens na troca por produtos, serviços e viagens. Verifique as condições com a sua operadora de cartão de crédito.

9. Evite ao máximo o parcelamento muito longo. A depender da quantia que fique comprometida, é um risco muito alto que você poderá correr durante um bom tempo.

10. Tem muita dívida? Calma! Vá sanando primeiro os pequenos débitos. Isso lhe dará a sensação de empoderamento, que fará com que você se sinta motivado a continuar. Atenção com as datas das dívidas que geram maiores juros ou que cancelam operações. Em último caso, ganhe tempo com as dívidas que geram menores juros. Opte pelos pagamentos antecipados com maiores descontos.

11. Tomar empréstimos apenas em caso de última necessidade, como por exemplo, os compromissos fora de controle em cheque especial, prestações atrasadas de carro, problemas de saúde e falecimento na família.

12. Presentei-se mensalmente com pequenas lembranças. O cérebro humano possui dois sistemas de funcionamento: o automático/involuntário, correspondente a 95% do volume cerebral e o sistema analítico/voluntário, com 5%, responsável pela lógica e racionalidade. Nesse sentido, o sistema automático será alimentado constantemente, freando assim o ímpeto e o volume de compras desnecessárias.

13. Será mesmo que o preço da sua conta de telefone é realmente necessário? Avalie se está pagando mais do que realmente precisa. Wi-fi e redes sociais são grandes aliados para estabelecer uma comunicação muito mais econômica.

14. Débito de IPVA: se puder ser antecipado no início do ano, garante normalmente um desconto de 10%; atenção à manutenção, faça periodicamente as revisões, que costumam ser muito mais baratas do que os defeitos oriundos da falta de cuidados preventivos; faça uma cotação de preços de seguros antes de comprar aquele modelo de carro tão desejado; se em 2015 você decidir comprar um automóvel OKM, o modelo 14/14 ou 14/15 no final de ano lhe possibilita melhores descontos.

15. Para os controlados, tirar férias em janeiro pode ser uma excelente opção, pois o volume muito maior de dinheiro recebido em dezembro, considerando o 13º salário, pode resultar em antecipação de contas com melhor poder de barganha.

16. 13º Salário: utilize-o para pagar as dívidas maiores, guardar, investir e/ou consumir com responsabilidade. Sacrificar um mês de salário (que é extra) pode lhe dar respiro em 12 meses no ano que se inicia.

17. Tenha o hábito de fazer cotação de preços. Medicamentos, por exemplo, apresentam grandes variações de uma drogaria para a outra.

18. Shopping Center: as lojas costumam fazer os seus fechamentos comerciais mais para o fim do mês. Ou seja, deixar para efetuar a compra mais próximo possível desse período, representa maior poder de barganha do consumidor. Lembrando que não é uma regra, pois varia de lojista para lojista. Comprar após ou muito antes das datas comemorativas é a oportunidade para preços muito mais baixos.

19. As compras no e-commerce costumam oferecer preços muito mais vantajosos.

20. Utilize parte da renda extra (se houver) para financiar viagens, cursos, presentes especiais.

21. Conta conjunta é um grande risco se o(a) parceiro(a) tiver um comportamento de compra menos controlado. Vale repensar. Se ambos tiverem o mesmo comportamento de risco, nem pensar. Pondere o nível de confiança e as perspectivas de futuro no relacionamento.

22. Evite emprestar seu nome para parcelamentos de compras de terceiros. Imprevistos podem acontecer no meio do caminho e você além de fragilizar uma relação de amizade, provavelmente terá que arcar com os custos.

23. Estude: procure aperfeiçoamento profissional naquilo que você é bom ou que gosta, seja através da leitura, vídeos, cursos ou benchmarking. Por mais que a sua situação profissional esteja momentaneamente estável e lucrativa, nunca se sabe do futuro. O estudo é um dos pilares para aproveitar bem as oportunidades, ampliar os ganhos e enfrentar situações de crise com maior equilíbrio e sabedoria.

24. Tenha fé.

25. Foco. Evite andar por centros comerciais, quando seu objetivo não é comprar. A todo momento somos seduzidos inconscientemente. A palavra Liquidação é uma grande armadilha. Pergunte a si mesmo(a): "eu realmente preciso?".

26. Elenque quais são os possíveis fatores de desvio do seu foco e fique em alerta.

27. Festas: pague preferencialmente à vista ou parcelado antecipadamente. Jamais depois. O prazer do momento lhe trará grandes dores de cabeça futuramente. Para noivos, fica o alerta, uma vez que as dificuldades financeiras logo no início do casamento são grandes responsáveis pelas separações. Quer fazer bonito, planeje-se.

28. Tenha guardado 6 vezes o valor do seu salário líquido. Você terá mais tranquilidade caso venha a ser demitido e também terá mais autonomia para pedir demissão do seu atual trabalho. As pessoas ficam presas a seus ofícios muitas das vezes por necessidade financeira.

29. Contrate um coach. É o profissional certo para melhor desenvolvimento do seu potencial. Ele dará direcionamento às suas ações através de ferramentas cientificamente comprovadas.

30. Comemore sempre as suas conquistas. Você merece!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!