Os processos de mudança dentro de uma determinada organização são inevitáveis, principalmente se ela têm compromisso com a evolução constante e permanente de seus negócios e sua equipe. Nem sempre, porém, é fácil lidar com as transformações. Em casos de fusões, aquisições, reestruturações internas, redefinições de posicionamento, entre outros, é comum que haja alguma resistência por parte dos colaboradores ou dificuldades para se adequar. Por isso, é fundamental que a empresa, antes de iniciar qualquer movimento nesse sentido, delimite bem como será sua política e mantenha um diálogo aberto e franco com todos os envolvidos, só assim os envolvidos sentirão menos pelos transtornos causados pelas mudanças.
As lideranças terão sempre papel fundamental em qualquer processo de mudança. "Um projeto de mudança organizacional não acontece da noite para o dia. Precisa de um tempo específico de implementação e geralmente enfrenta resistências dentro das empresas. Por isso, a gestão de mudança é tão necessária", afirma Marco Land, diretor de Novos Negócios da Dextera Consultoria.
Ele acrescenta ainda que a gestão de mudança deve envolver "um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas que ajudam indivíduos e equipes a se adaptarem ao novo. O suporte de uma metodologia focada em pessoas é essencial para garantir o engajamento dos colaboradores". E é ao líder que compete a responsabilidade de definir e implementar tudo isso.
Para Land, "a liderança precisa ser efetiva, pois ela é um fator de sucesso para a mudança organizacional. Os líderes organizacionais e locais precisam atuar em consonância para implementar a transformação da melhor forma possível".
Alex Born, professor e pesquisador da área de neurociência, acredita que, o medo pode ser um fator limitante, nesse caso. "Quase dois terços do nosso cérebro nos impulsionam ao medo, e toda mudança, em menor ou maior escala, provoca medo", afirma.
Sendo então, o medo pode ser visto com um estímulo que, em meio à mudança, nos faz buscar algo, desperta a ambição para traçar novos objetivos. Logicamente, o medo também pode ser responsável por nos acovardar, nos tornar pouco suscetíveis a mudanças", acrescenta Born.
Levando em conta essas considerações, elencamos aqui 4 passos pontuais que devem ser considerados nos processos de mudança:
1 - Liderança: Defina gestores responsáveis por conduzir os processos de mudança em cada setor da empresa.
2 - Planejamento: Com os líderes reunidos, defina uma estratégia.
3 - Transparência: Jogue limpo com sua equipe e apresente o máximo de informações possível, permitindo que eles se planejem e avaliem suas posições no novo contexto que estará sendo desenhado.
4 - Gestão: Com um plano nas mãos e líderes preparados, administre cuidadosamente cada passo da mudança.
Fonte: Administradores
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