Muitos líderes creditam os resultados consecutivos abaixo do esperado a um possível mercado retraído ou a uma deficiência em suas equipes. Porém, na maioria das vezes, deixam de se questionar se têm buscado melhorar seu desempenho, identificar suas necessidades de melhoria, mudar comportamentos e estratégias, pois acreditam que o que deu certo no passado deverá dar no futuro
Talvez você já tenha se perguntado sobre qual é a melhor forma de aumentar o desempenho de sua equipe. Mas a pergunta mais importante a ser respondida é: você tem se preocupado em aumentar o seu desempenho?
Muitos líderes creditam os resultados consecutivos abaixo do esperado a um possível mercado retraído ou a uma deficiência em suas equipes. Porém, na maioria das vezes, deixam de se questionar se têm buscado melhorar seu desempenho, identificar suas necessidades de melhoria, mudar comportamentos e estratégias, pois acreditam que o que deu certo no passado deverá dar no futuro.
Este é um grande equívoco. Sucesso do passado não é garantia de sucesso no futuro. É uma referência, um aprendizado. No entanto, todas as ações e estratégias devem ser direcionadas à nova realidade.
Para que consiga aumentar o desempenho de suas equipes, melhorando resultados, comunicação, engajamento, sinergia e produtividade, é importante você tomar algumas medidas:
1- Verifique a situação atual dos resultados e comportamentos de sua equipe e qual é a situação desejada
Como sua equipe se encontra no momento em relação aos resultados? Quais são os resultados possíveis? Como os integrantes da sua equipe têm se relacionado uns com os outros? Qual é a forma que você considera ideal para este relacionamento?
2- Que comportamentos você precisa aprimorar?
Quais comportamentos você tem notado que precisam ser melhorados? Qual sua facilidade de delegar, de se comunicar, de definir objetivos e metas, se relacionar e ser respeitado?
3- Pratique a escuta ativa
Mantenha o acesso a você livre, tanto em relação à facilidade de entrarem em contato quanto em relação a ouvir comentários, sugestões e críticas, sem julgamento. Acredite: se vierem até você, a intenção é positiva: querem contribuir.
4- Lidere pelo exemplo
Se deseja bons comportamentos, atitudes proativas, contribuição, sinergia, educação, etc., seja o exemplo disto tudo. Sua equipe se espelhará em você em tudo o que for realizar. Sua equipe é a sua cara.
5- Dê feedbacks contínuos
Os feedbacks têm por objetivo desenvolver e melhorar comportamentos e resultados. Feedbacks realizados somente quando algo desagrada nem sempre contribuem positivamente, principalmente se não souber realizar um bom feedback. Diariamente, reconheça os feitos, as atitudes, os aprendizados, as conquistas. Apoie o esforço mesmo que não tenha tido o resultado desejado naquele momento. Realize feedback informalmente durante um café, uma caminhada ou um lanche.
6- Trate com equidade
Sempre existirão colaboradores com maior habilidade que outros mas é importante tratar todos igualmente. Os que mais se destacam devem sim ser reconhecidos e valorizados, mas de maneira a serem uma referência positiva e exemplo para os demais colegas.
7- Entenda os valores pessoais de sua equipe
O que é extremamente importante na vida de seus colaboradores? Pelo que estariam dispostos a dar suas vidas? Qual foi o momento mais importante na vida deles? O que os motiva? O que faz desejarem ir ao trabalho diariamente? Quando se entende os valores de sua equipe (família, educação, reconhecimento etc) você poderá apresentar ideias e desafios que estejam relacionados aos valores deles e assim terão maior interesse e darão mais importância à execução.
8- Defina metas claras
Qual é a meta? Qual é a razão? É atingível? É mensurável? Para quando? Por quê? Quais serão os benefícios de atingir estas metas? Quais serão os ganhos? Quem é responsável pelo quê?
9- Mantenha o entusiasmo
Acreditar no sucesso é o combustível para a realização das metas. Se perder o foco, permanecer com dúvidas sobre o sucesso, deixar aflorarem sentimentos negativos como insegurança, acreditar que uma crise impedirá tudo, que não conseguirã,o entre outros pensamentos negativos, apenas irão contribuir para que tais sentimentos ocorram. Direcione esforços e pensamentos para atitudes positivas. Busque soluções e não problemas. Encontre pontos positivos, mesmo que pequenos, nas possibilidades de trabalho. É aquele questionamento: “meio copo vazio ou meio copo cheio?”.
10- Proporcione tarefas interessantes
Se há rotina desagradável, tarefas nada desafiadoras e que não explorem as habilidades e competências de sua equipe, logo os integrantes estarão desmotivados e poderão até mesmo entrar em conflito. Desenvolva tarefas e desafios que estejam de acordo com suas capacidades. Quanto maior a capacidade, maior o desafio. Quanto maior o desafio, maior a recompensa. Avalie a necessidade de fornecer capacitação para equipe quando apresentar um desafio extremamente alto.
11- Verifique se o processo funciona
Muitas vezes a empresa possui equipes altamente qualificadas, mas tem processos falhos e improdutivos. Identifique as etapas do processo, como são executadas e como podem ser executadas com mais eficiência e em menor tempo.
12- Desenvolva novas estratégias
Procure inovar constantemente. Quais estratégias poderiam ser realizadas que ainda não realizou? Que campanhas de incentivo podem ser utilizadas na empresa dentro de sua realidade? O que pode ser desenvolvido para aumentar a motivação, comprometimento e engajamento?
Pode-se observar que mais que mudar comportamentos e resultados de sua equipe, você deve, inicialmente, mudar seus comportamentos. Mahatma Gandhi dizia: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, ou seja, para obter a mudança desejada em sua equipe e em sua empresa, comece dando o primeiro passo e obterá sucesso em seu propósito.
Fonte: Administradores
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