Uma marca informa as pessoas sobre o seu produto ou serviço. No entanto, a concorrência agressiva que existe no mundo dos negócios às vezes ofusca os limites entre o que é questionável e o que é ético. Esta mesma marca eficaz pode ter um efeito de curto prazo para conseguir clientes entusiasmados com um produto e satisfazê-los. No entanto, se não houver uma dimensão ética para uma estratégia de branding, as consequências em longo prazo podem ser negativas.
A chave para o sucesso “em longo prazo” em termos de marca de produtos ou serviços é a criação de um código de princípios éticos que a sua organização deverá sempre respeitar. Clientes, acionistas e colaboradores, então, cumprirem esses valores éticos criados por sua organização.
Para garantir que há uma dimensão ética à sua estratégia de branding, sua organização deverá considerar as seguintes questões:
• Publicidade ou Comunicação enganosa:
Há estudos de casos de empresas multinacionais na América e na Europa que extrapolaram em suas ações e estratégias de publicidade. O resultado foram afirmações exageradas sobre a eficácia de seus produtos. Uma marca enganosa não vai funcionar no longo prazo. Sua organização vai perder a confiança de seus clientes e a sua credibilidade ficará comprometida.
• Os perigos do relativismo ético:
A definição mais simples de relativismo ético é que os valores éticos e julgamentos dependem, em grande medida, de uma cultura, sociedade ou percepção pessoal de como as coisas deveriam ser.
Para se tornar uma organização global, por exemplo, a empresa deve operar de acordo com padrões éticos aceitos internacionalmente. Então, inicialmente deve obter “o aceite” da sua cultura a acreditar na promessa da marca.
• O princípio confiabilidade:
Trabalhando dentro de uma dimensão ética também significa entregar a confiabilidade. Você ganha confiança e fidelidade dos seus clientes, honrando seus compromissos com eles. Isto também significa que para seus funcionários são “claras” o seu compromisso com a empresa e seus clientes, e são capazes de cumprir sua promessa de marca da empresa.
Marca ética eficaz só é possível se os formuladores de políticas-chave da organização agem de acordo com o código de ética concordou. Ter uma marca fantástica e uma boa declaração de missão é apenas uma parte de uma equação maior e complexa. Cada pessoa, a partir do CEO para baixo, tem que estar comprometido com a dimensão ética na estratégia de branding da empresa.
Considere a Enron, o americano escândalo-hit multinacional que entrou em colapso. A empresa tinha um código de ética forte, mas as pessoas no topo não a praticaram.
Não há nenhuma “panaceia” para resolver todas as questões éticas e o dilema que a empresa terá de enfrentar. Mas a verdadeira estrada da organização para o sucesso reside na sua capacidade de trabalhar dentro de uma dimensão ética, que vai equipar seus líderes para fazer o curso de direito de ação - que reforça a marca e permite à empresa alcançar a sustentabilidade em longo prazo.
Fonte: Mundo do Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!