sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Como ser um bom líder




O líder precisa transmitir confiança “Uma espécie de porto seguro”, onde os liderados possam buscar apoio, afirmação, feedback e crescimento. O líder não precisa ter todas as respostas, mas precisa saber estimular seu time para que ele chegue à melhor resposta. Precisa saber mediar conflitos, ter empatia, entender os dois lados e tomar a melhor decisão para a empresa e a mais justa para os colaboradores. O líder  é aquele que vai conduzir as pessoas para que os resultados apareçam. 

Bons líderes não têm receio de compartilhar o que sabem. E também são maduros e humildes o suficiente para se disporem a aprender com seus subordinados.

Além da experiência do mercado na bagagem, um líder tem de ser um bom articulador e comunicador. Às vezes, essas características são até mais importantes do que o próprio conhecimento técnico. Muitos profissionais que ascendem a um cargo de liderança depois de se destacarem na área operacional encontram dificuldades para se expressarem ou transmitirem aquilo que desejam.

Para ser um bom líder é necessário;

  1. Assumir que quanto mais pessoas souberem das coisas, melhor. O bom líder não retém conhecimento.
  2. Não perde a humildade jamais. Tratar sua equipe como um elenco que trabalha no dia-a-dia, enquanto a ele cabe ficar nos bastidores.
  3. Gerar confiança e confiar. A desconfiança e a gestão pela busca de culpados são traços negativos que levam a uma cultura organizacional negativa: a do medo em assumir riscos e errar.
  4. Comunica-se bem e desenvolve empatia com seus liderados.
  5. É exemplo. O líder deve representar aquilo que a empresa apresenta como proposta de valor para o profissional (tanto ao novo que está entrando quanto ao que já está lá).



Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 12 de Dezembro 2014.


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