Como os gestores podem ser comparados aos efeitos açúcares no organismo
Chegar à gerência parece um prêmio pelos esforços dos anos a fio em busca de aprimoramento intelectual e pela maturidade adquirida nos anos passados em empresas, consultorias e em contato com clientes de diversos perfis.
Nos sentimos importantes, merecedores, acima de tudo. Mas permanecer na função de gerência é uma questão de vida ou morte. Posso compará-la ao açúcar que complementa várias receitas, bebidas e é ingrediente fundamental para elaboração de muitos doces. Se olharmos para a parte nutritiva, os açúcares provocam muitos malefícios para o organismo humano, como obesidade, estímulo à depressão, baixa resistência imunológica e outros sintomas como cansaço, sonolência e queda de energia.
Na prática, o que fazer para manter-se na gerência? Segundo a analogia proposta, o que vemos é o seguinte:
- Obesidade: orgulho, prepotência.
- Depressão: não conseguir administrar a pressão e cobranças das atividades, sentido-se sempre incapaz ou perseguido, não percebendo as origens deste problema.
- Baixa resistência imunológica: é influenciável e não percebe o risco de palpites desnecessários provenientes de qualquer subordinado ou desatento aos risco da jornada, cumprindo de forma desagradável com a função concedida, provocando desconfiança e irritações para a alta direção da empresa.
- Sintomas como cansaço, sonolência e queda de energia: perda do foco; estar empurrando com a barriga; desgostoso por acreditar que faz sempre o melhor segundo o próprio umbigo.
Dieta saudável, quanto à saúde do corpo físico, requer mudanças de hábitos para nutrir-se de alimentos que proporcionarão bem estar e qualidade de vida, evitando problemas e desgastes.
Quanto à vida gerencial, é saudável estruturar-se de práticas, treinamentos, humildade, percepção e reconhecimento de que gerenciar só é possível com a gestão eficaz de pessoas que reconhecem em ti um bom líder. Além disso, também é preciso conseguir digerir todas as responsabilidades que lhes são concedidas, gerando satisfação ao corpo executivo da empresa.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!