terça-feira, 30 de junho de 2015

10 ferramentas para usar design thinking no mundo dos negócios

Insights foram retirados da obra “A magia do Design thinking”, de Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie




Insights foram retirados da obra “A magia do Design thinking”, de Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie

Em um cenário altamente competitivo inserido num contexto de crise política e econômica, é iminente o desafio da gestão brasileira por fazer cada vez mais com menos. Com isso, a obra “A magia do Design Thinking”, de Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie, que chegou ao brasil recentemente pela HSM, explora como usar os conceitos de Design Thinking no mundo dos negócios, para agir e ir além do discurso, lidar com as incertezas e obsessões por análises, uma vez que o mundo não é nada estável e previsível.

O processo de Design lida com quatro questões básicas: O que é?; E se?; O que surpreende? e O Que funciona?.

De acordo com a obra, para abordar essas perguntas fundamentais, o design thinker usa dez ferramentas, com o objetivo de navegar dentro do padrão dos raciocínios divergente e convergente, a fim de criar novas possibilidades, reduzir riscos, administrar as incertezas inevitáveis do crescimento e acima de tudo inovar. São elas:

1 - Visualização

Usar representações visuais para imaginar possibilidades e dar-lhes vida.

2 - Mapeamento da jornada

Avaliar a experiência em curso pelos olhos do cliente.

3 - Análise da cadeia de valores

Avaliar a cadeia de valores vigente que embasa o dia a dia do cliente.

4 - Mapeamento mental

Gerar insights com base em atividades de exploração e usando-as para criar critérios de design

5 - Brainstorming

Criar novas possibilidades e novos modelos alternativos de negócio.

6 - Desenvolvimento de conceitos

Conjugar elementos inovadores numa solução alternativa coerente que pode ser explorada e avaliada.

7 - Testes de premissas

Isolar e testar premissas-chave que levarão ao êxito ou ao fracasso de um conceito.

8 - Prototipagem acelerada

Expressar um novo conceito numa forma concreta de exploração, teste e refinamento.

9 - Cocriação com o cliente

Envolver os clientes para participarem na criação da solução que mais se adequar às suas necessidades.

10 - Lançamento da aprendizagem

Criar um experimento acessível que permita aos clientes vivenciarem a nova solução por um período mais longo de tempo, para testar as premissas-chave com dados de mercado.



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