Nos dias atuais, com a globalização, o crescente uso da tecnologia de informação e um mercado cada vez mais competitivo, o controle financeiro tornou-se uma importante ferramenta para a empresa suprir suas necessidades de manter suas finanças equilibradas, podendo assim planejar o futuro da empresa, fazer investimentos e manter-se no mercado
Quando uma empresa está começando suas atividades, geralmente ela consiste apenas em pagar e receber suas contas, mas conforme vai crescendo e aumentando seu porte, para que seu crescimento aconteça de forma ordenada, o controle financeiro torna-se importante e necessário.
Nos dias atuais, com a globalização, o crescente uso da tecnologia de informação e um mercado cada vez mais competitivo, o controle financeiro tornou-se uma importante ferramenta para a empresa suprir suas necessidades de manter suas finanças equilibradas, podendo assim planejar o futuro da empresa, fazer investimentos e manter-se no mercado.
O planejamento financeiro se faz necessário em qualquer tipo de empresa independente de seu ramo de atuação. Em geral, as micro e pequenas empresas apresentam um quadro difícil, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro.
Para Gitman (2002) planejamento financeiro é um dos aspectos mais importantes de uma empresa, pois com ele é possível coordenar e controlar suas ações para atingir os objetivos. Os principais aspectos são o planejamento de caixa e de lucros. O planejamento de caixa envolve o orçamento. Já o de lucros é projetado por meio de demonstrações financeiras e é importante para fins de planejamento financeiro interno e também para o controle dos credores atuais e futuros.
Para um adequado Controle e Planejamento Financeiro, algumas questões precisam ser levantadas e precisam ser de domínio dos gestores.
1 – Qual a situação atual da sua empresa? Você possui controles administrativos e financeiros?
2 – Você sabe quanto os sócios retiram de pró-labore? Você separa suas finanças pessoais das finanças da sua empresa?
3 - Você conhece o valor total das receitas obtidas com a venda de produtos ou serviços?
4 - Você conhece as despesas relacionadas a comercialização dos seus produtos ou serviços? Sabe calcular corretamente o preço de venda dos produtos, considerando a apuração dos custos e das despesas?
5 - Você acompanha os resultados (lucro/prejuízo) da sua empresa, sabe se a empresa está ou não tendo lucro em suas atividades operacionais? Elabora um demonstrativo de resultados mensal ou trimestral?
6 - Você sabe quanto cada departamento contribui para o faturamento da sua empresa? Conhece corretamente o volume, a origem dos recebimentos, a quantidade e o destino dos pagamentos?
7 - Você conhece a posição diária do seu saldo caixa, dos seus estoques, das contas a receber e a pagar e o volume das suas despesas financeiras?
8 - Antes de comprar algum bem para a empresa é feita uma análise de viabilidade?
9 - Atualmente você utiliza alguma ferramenta para fazer o controle financeiro da sua empresa?
10 - Você elabora um fluxo de caixa e administra corretamente o capital de giro, com base no ciclo financeiro das operações?
11 –Você faz um planejamento financeiro, utilizando um sistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial)?
A partir das respostas às perguntas acima, é possível identificar a necessidade da sua empresa implementar controles financeiros para uma administração financeira planejada.
É preciso levantar questões como quais são suas vantagens e quais as melhorias que ela pode promover na solução de problemas. Saber a situação real em que a empresa se encontra e se possui recursos e pessoal capacitado para realização de uma boa administração. Também é necessária uma melhor noção de seus recursos e custos para assim poder definir objetivos e traçar metas ou até mesmo prevenir-se de situações que possam ocorrer no futuro com menor margem de erro.
Com a globalização e o mundo dinâmico dos negócios é necessário um controle cada vez mais rígido das finanças, com um acompanhamento constante, através da utilização de planilhas de cálculos, controle de estoques, formação do preço de venda e análise dos gastos com materiais. Com isso, possibilita-se um planejamento dos recursos obtidos com menor número de falhas possíveis.
Lembre-se: o que não é controlado, ou é perdido ou é roubado.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!