quinta-feira, 25 de junho de 2015

As vantagens de um plano de carreira

Planejando a carreira, o profissional fica mais focado e pode balizar melhor seu progresso




Quais as vantagens do plano de carreira e como tirar melhor proveito dele? O que é preciso ter nesse plano? Com as mudanças cada vez mais frequentes no mercado de trabalho, ainda é viável fazê-lo? O assunto é tão complexo quanto antigo, mas os questionamentos ainda são muitos. Antes de tudo, é importante esclarecer que a pessoa não deve esperar que a empresa tenha um plano de carreira para ela.

Anos atrás, quando se falava no assunto, era como se a empresa tivesse a obrigação de oferecer uma carreira ao funcionário que nela entrava. Hoje está claro que quem faz a carreira é o indivíduo. É ele que tem de fazer o planejamento de sua vida profissional, de acordo com seus objetivos, valores, metas pessoais e aptidões. A empresa, seja esta ou aquela, é apenas um meio, um instrumento para alcançar o que almeja. Portanto, é sempre tempo de pensar em um plano de carreira.

Por onde começar? Ajuda muito alinhar as metas pessoais com as profissionais. Boa parte das frustrações é consequência da falta desse alinhamento. Um momento importante no plano de carreira é, antes mesmo de entrar na empresa, se perguntar: a organização oferece oportunidades de crescimento? Eu prefiro trilhar a área técnica ou gerencial? Se desejo atuar no exterior, há espaço para isso na empresa? Como está a minha fluência em pelo menos um segundo idioma? Eu desejo equilíbrio entre vida profissional e pessoal; a empresa proporciona essa condição?

Você talvez conheça alguém que detesta trabalhar sob pressão, que está em uma empresa na qual é valorizado o estilo hard, com grande volume de trabalho e até a coação para o cumprimento de metas e prazos. Ou aquela pessoa que detesta desorganização e é, por natureza, disciplinada e organizada, mas está em uma companhia absolutamente errática em suas práticas gerenciais, e nada anda, nada flui, e há muito desperdício de tempo e dinheiro. Essas frustrações são muito comuns, e um planejamento prévio poderia evitar que situações assim acontecessem.

Planejando a carreira, o profissional fica mais focado e pode balizar melhor seu progresso. Pode verificar se está evoluindo em relação ao seu plano e fazer as correções necessárias, se os resultados não forem os esperados. Pense em ações que sejam mais concretas e eficazes. Quais tipos de cursos fazer, qual idioma investir, onde focar o networking?

A melhor forma de tirar proveito do plano é tê-lo como um guia de tomada de decisões. Quando a pessoa não tem um objetivo claro daquilo que quer, perde o foco, e sua carreira fica à margem dos acontecimentos. É como se a pessoa terceirizasse sua vida profissional, deixando-a nas mãos dos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!