Trabalhar em equipe já deixou de ser questão de necessidade, torna-se algo inevitável na vida de qualquer ser humano, seja na vida profissional e pessoal. Logo, podemos afirmar que antes de uma competência (habilidade, conhecimento e atitude), hoje pode ser considerada uma virtude primordial de sobrevivência no mundo atual
O trabalho em equipe requererá muito mais do que esforço físico porque quando reunimos uma, duas, ou mais pessoas, associadas a um trabalho grupal, cada uma tem uma tarefa a desempenhar. Esse esforço está relacionado a atingir um determinado objetivo que, normalmente, atenderá a uma necessidade temporária.
Exemplo: está ocorrendo um grande incêndio na floresta. Precisamos apagar o fogo. Dessa forma, vamos mover uma ação imediata para combater o fogo, ok? Assim, um abre a torneira, o outro enche baldes e mais dois carregam os baldes a fim de jogar a água até combater o incêndio. Conseguimos combater o incêndio? Sim. Pronto! Muito obrigado pela colaboração de todos!
Agora, quando falamos em trabalhar em equipe, podemos entender como sendo não somente a divisão de tarefas ou atividades no exemplo citado acima, em que duas pessoas ou mais estejam envolvidas na obtenção de um resultado final, mas, principalmente, está relacionado a um propósito muito maior, a uma causa específica e de grande impacto, seja ele social, organizacional, ou pessoal. Neste caso, todos os mesmos membros estarão reunidos não apenas com a finalidade de simplesmente combater o incêndio e sim, despenderão de recursos, tempo e, certamente, promoverão o espírito necessário, no tempo necessário, para atingir tal finalidade, que trará benefícios ao maior número de pessoas.
Logo, podemos afirmar que antes de uma competência (habilidade, conhecimento e atitude), trabalhar em equipe, hoje, pode ser considerada uma virtude primordial de sobrevivência no mundo atual. Na equipe, cada ser humano saberá exatamente qual o propósito maior em combater determinado incêndio, onde por meio de diversas reflexões poderá nascer o senso de responsabilidade e o sentimento necessário que brotará em cada integrante para de fato se comprometer com a causa, como, por exemplo:
"Estou envolvido na causa porque sei:
Dos riscos, que eu corro? Que meu amigo corre? Que meu colega corre? Que a sociedade correrá. No caso da empresa: o risco que minha empresa, que meu gestor, que o investidor correrão caso isso não acabe bem? Ou é porque acho bonito realizar tais ações? Viram? Há uma enorme diferença! Pois, nesse caso, sei onde e porque estou fazendo determinada ação e promovendo o trabalho em equipe e a virtude social. Isso não é simplesmente por uma regra mecanicista de esforço braçal, sem compromisso e fundamentação em uma causa maior.
Trabalho em equipe é, antes de mais nada, abraçar a causa com o corpo, alma, mente e coração! É uma busca constante para manter todos os envolvidos engajados, utilizando todos os recursos disponíveis de maneira, clara, consistente e, com toda certeza, saber a direção a se seguir e os resultados a que todos os esforços e sentimentos nos levarão".
Mãos à obra e um ótimo trabalho a todos!
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!