Uma mensagem pode ser apresentada de várias maneiras - e cada uma causa um impacto diferente. Será que você está escolhendo a forma correta?
Em muitas situações, o modo como você expressa suas ideias pode ser mais importante - ou ter um impacto maior - do que as próprias ideias em si, tal como vimos no texto sobre Forma e Conteúdo.
E uma das maneiras de diferenciar as mensagens é através da abordagem que se dá ao assunto, da perspectiva escolhida para apresentá-lo ou, no jargão mais técnico, no framing (em Inglês framing é algo como enquadramento).
Um mesmo assunto pode ter uma lado positivo e outro negativo. Se um plano tem 5% de chances de dar errado, ele também tem 95% de chances de dar certo e a escolha da abordagem - ou do framing - poderá determinar o efeito que a mensagem terá no interlocutor.
Escolher o enfoque que se dá à mensagem é uma das decisões mais importantes em comunicação mas, frequentemente, nem paramos para pensar nisso. Veja no vídeo abaixo (2'15") outra aplicação extremamente importante deste princípio:
Como vimos no vídeo, alternando o framing podemos, inclusive, mudar o sujeito da frase - da segunda para a primeira pessoa - gerando reações mais positivas, como resultado.
Então, quando você precisar elaborar uma mensagem mais impactante - ou uma mais sutil - pense se ela não tem outro lado, se pode ser apresentada por um ângulo diferente, se é possível usar outro framing. Quase sempre isso é possível e este simples cuidado poderá trazer resultados bem melhores do que os atuais.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!