Inovar em vendas é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, podemos dizer também que é fazer a mesma coisa de forma diferente
Muitas pessoas acham que a inovação diz respeito somente a tecnologia ou ao mundo Digital, definitivamente, não é. INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, podemos dizer também que é fazer a mesma coisa de forma diferente.
Outro engano é que por vezes imaginam que é preciso altos investimentos para inovar ou só as grandes empresas podem fazer parte desse jogo, errado novamente, a inovação pode e deve ser perseguida por todo e qualquer empresário, empreendedor ou profissional liberal. Mas na prática, boa parte das empresas estão perdidas com relação a Inovação, pensam que fazem, mas os consumidores e clientes não percebem e acham apenas que são mais do mesmo, muitos não sabem inclusive o conceito de inovação, porque, o que e como devem efetivamente inovar.
Pois bem, trago hoje 5 simples dicas para inovar em serviços, ao estilo Pelé, aquele jogador que inovou quando fez a paradinha que engana os goleiros ao bater o pênalti. Mas atenção, independente do que for implantar, a grande sacada é transformar todas as ideias e melhorias que já fez ou que vai fazer em seu negócio, em valor real agregado na PERCEPÇÃO do seu cliente, colaboradores e consumidores, seja na imagem inovadora da sua marca, atendimento, produto ou serviço ou seja na ATRATIVIDADE ao ponto de conseguir que pessoas impactadas, comentem e compartilhem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajem publicamente com seu negócio. O ingrediente principal no que for fazer é conseguir a sensação do #UAU (percepção inovadora) nas pessoas.
Vamos lá:
Pense simples. Do cafezinho, até a rua. Por exemplo, na xícara do café, inove colocando um simples sequilho ao lado no pires. As pessoas que tomam café habitualmente, vão perceber que você faz algo a mais que as outras. Já faz isso? Coloque por exemplo, uma lata de leite ao lado da cafeteira, então.
Saia do padrão, mude por exemplo, o horário de funcionamento da sua empresa, abra antes das 8 horas, não feche para o almoço, enfim fique diferente da sua concorrência. Mas comunique isso ao mercado!!
Ofereça água na entrada da sua loja ou dê uma simples bala na hora que o cliente fechar a compra, mas atenção, tudo que dura muito tempo na mesma forma, passa da ótima sensação de #UAU, para direito adquirido. Como a bala Toffee na TAM no inicio do vôo, se não der, sentimos falta. Entendeu?
Mande um chocolate dentro da caixa de entrega do produto vendido com uma carta de agradecimento se colocando a disposição caso precise de alguma coisa. Pode inclusive enviar junto um cupom de desconto para a próxima compra. Fidelize!!
Faça e-mails direcionados para clientes específicos, trate pelo nome, estude quem são seus melhores clientes e mande uma comunicação, se possível pessoal. Ou faça pesquisa de satisfação, deixe o cliente pensar que pode ajudar na melhoria das coisas, pois assim ele estará tendo a sensação de participação.
É claro que o que funciona para uma empresa ou para um negócio, pode não funcionar para outra. O Ponto que quero despertar é, para Inovar tem que primeiro entender os porquês do seu negócio e depois implantar coisas que efetivamente possa impactar, despertar sensações, melhorar os processos e principalmente a imagem do seu negócio no mercado. Inovar é portanto arrancar um #UAU das pessoas, do seu cliente e também dos seus concorrentes.
Para terminar deixo outro exemplo de inovação de forma simples. Um projeto muito interessante de 2013 dos publicitários Will Ferrari Jr e do Alexandre Freire chamado de Candy Project, onde ajudaram um simples vendedor de semáforo alterando as frases nos saquinhos de guloseimas que é deixada no retrovisor dos carros. No lugar de “Por favor ajude! Comprem essas balas, é apenas R$ 1,00” por várias outras frases inteligentes, como essa: “Vendo essas balas, já que não posso vender minha sogra” O resultado foi que essas novas frases faziam as pessoas sorrirem até que o semáforo abrisse. Ou seja, muito mais vendas em muito menos tempo.
Quando você muda o modo de obversar as coisas, as coisas que você observa, mudam. A inovação passa por entender também exatamente isso!
Fonte: Administradores
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