Muitas empresas ainda possuem dificuldade em criar estratégias corretas
Se alguém perguntasse agora se você sabe qual é o público alvo do seu negócio tenho certeza de que você responderia com muita convicção: “É claro que sei!” E provavelmente olharia com muita desconfiança para o “tolo” que fez essa pergunta tão “óbvia”.
Mas o que ocorre é que muitas empresas ainda definem o seu público alvo de forma muito superficial, limitando-se às características do tipo: sexo, idade, estado civil, localidade e outras mais, que são, sim, importantes, mas não mais importantes do que informações que nos falam sobre o comportamento de consumo.
O cliente da atualidade reage de forma diferente às estratégias de divulgação das empresas. E, por isso, não basta apenas segmentá-lo através de informações que muito pouco dizem sobre a sua forma de consumo. Precisamos compreendê-lo em profundidade para conseguir nos comunicar de forma mais efetiva.
As empresas precisam ir além, identificando a fundo, os interesses e comportamentos desse público para o qual pretendem oferecer seus produtos e serviços.
Conhecer o que importa para esse cliente, o que ele valoriza, quais outros produtos consome, com qual outras marcas se relaciona e dessa forma identificar se realmente ele se interessará pelo que sua empresa tem a oferecer.
E por que isso?
Porque diante dessas informações você poderá fazer um planejamento de divulgação mais adequado e eficiente para o seu negócio.
Como saber se você deve investir em anúncios em Facebook , Google ou outras mídias sem ao menos saber por onde anda seu cliente potencial? Com a devida identificação do seu público alvo você aplicará melhor o seu dinheiro e conseguirá melhores resultados na captação de novos clientes. Além disso, conseguirá comunicar os diferencias do seu produto ou serviço de forma mais eficiente.
Ao responder as perguntas abaixo, o que acha de fazer um quadro comparativo? Assim poderá fazer uma análise e saber se você está alinhado com suas estratégias e o seu público alvo.
De um lado coloque as respostas referente ao público que pretende alcançar e do outro lado coloque as respostas pensando em sua empresa ou negócio.
Vamos lá? Pense no público que pretende alcançar e responda as questões abaixo:
1 - Quais as marcas de preferência desse público? O que os faz escolher essas marcas? O que essas marcas comunicam a esse público? (e sua empresa? Como se comunica com esse público)
2 - O que esse público valoriza e prioriza ao escolher um produto ou serviço? (o seu produto ou serviço supre essa necessidade?)
3 - Em quais tipos de mídia esse público busca informações: revistas, jornais, TV? (onde você divulga sua empresa?)
4 - Qual é o comportamento pessoal e social desse público? (seu produto ou serviço acompanha as tendências desse público?)
5 - Qual o tipo de solução busca no segmento que sua empresa atua? (sua empresa oferece essa solução?)
6 - De qual empresa consome a solução que seu produto ou serviço oferece? Quais são os concorrentes que disputam pelo mesmo público? Como e onde eles se comunicam com esse público? (Como sua empresa identifica o porte desse concorrente em relação a sua empresa?)
7 - Qual o valor que costuma investir ou está disposto a pagar pelo produto ou serviço que você pretende oferecer? (Esse valor viabiliza o seu negócio?)
8 - Quais as principais preocupações ou problemas que enfrenta ao contratar ou comprar produtos da área de atuação da sua empresa? (sua empresa soluciona esses problemas ?)
9 - Como costuma fazer suas compras em lojas físicas ou lojas virtuais? (como sua empresa comercializa seus produtos ou serviços)
Agora analise o quadro que você preencheu e identifique o resultado. Você está realmente conseguindo se comunicar corretamente com o público desejado ou precisará reformular suas estratégias? Não perca tempo para realinhar seu palno de marketing se for necessário. Encontrar o seu público alvo é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Boas vendas!
Fonte: Administradores
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