A calculadora considera questões ligadas ao estilo de vida do indivíduo
O Serviço Nacional de Saúde britânico, o NHS, lançou uma ferramenta capaz de calcular a idade provável em que se terá um ataque cardíaco. Para obter o resultado, o aplicativo leva em consideração fatores ligados à idade, altura, peso, histórico médico e familiar, além de observar costumes saudáveis.
A calculadora foi desenvolvida pelo NHS em parceria com a Fundação Britânica do Coração. O cardiolista John Deandield, que ajudou a desenvolver o projeto, afirma que este é um meio de alertar a população sobre os problemas cardiovasculares e incentivar mudanças de hábitos.
No entanto, há controvérsias sobre a utilidade do aplicativo. Alguns pesquisadores acreditam que a ferramenta acaba generalizando casos e causando angústias desnecessárias. Eles alertam que o resultado pode incentivar a pessoa a se automedicar - por ter a consciência de que, em determinada idade, ela correrá mais riscos de sofrer um ataque cardíaco.
Os usuários que podem "chegar a idade de seu coração" através do aplicativo precisam ter nascido antes de 1985 e devem responder perguntas como níveis de colesterol e pressão arterial, e se têm ou não diabetes, artrite reumatóide, doença renal crônica ou fibrilação atrial.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!