sábado, 25 de julho de 2015

Por que planejamento e criatividade são cruciais para vender mais

Definindo metas objetivas, é possível encontrar encontrar alternativas para superar desafios e atingir bons resultados




Não é novidade que a crise econômica tem impactado na rotina das empresas. Com os investidores mais cautelosos, manter as vendas de uma empresa não é uma tarefa fácil. Para conquistar os clientes e atingir as metas estabelecidas, é preciso conhecer o mercado, o momento econômico, a concorrência e o perfil de cada consumidor. Apostar na criatividade e contar com boas estratégias são diferenciais para alavancar as vendas. Para o gerente comercial da Magnus Consultoria, Wilsony da Silva, as metas vão além de quantidades ou valores, pois por trás de cada objetivo, há vários estudos e profissionais envolvidos. Nesta entrevista, ele lembra a importância de metas bem objetivas e explica como encontrar alternativas para driblar a instabilidade econômica e atingir bons resultados.

Quais são os desafios de traçar metas para as equipes de vendas?

Wilsony: Atualmente, definir metas de vendas é algo muito complexo, vai além de quantidades e números a serem alcançados para se obter o resultado esperado. De um lado, temos o objetivo da empresa quanto ao crescimento, e do outro, a situação econômica do momento. Para isso, são necessários vários estudos de mercado, economia, relevância do produto e também a concorrência. As metas devem ser, também, uma forma para motivar a equipe, com objetivos possíveis de se alcançar.

De que forma as estratégias de vendas contribuem para os bons resultados?

Wilsony: Apenas colocar uma equipe na rua e sair vendendo está longe de ser a melhor ferramenta para se conquistar um bom resultado. É necessário contar com boas estratégias de vendas, elaboradas através de vários estudos, que atendam as necessidades do público. Essas estratégias são fundamentais para definir os rumos e ações a serem tomadas, sem falar na criatividade, ingrediente essencial para o sucesso nos negócios.

Qual é o papel do gestor no processo de vendas?

Wilsony: O gestor tem um papel importante para o bom andamento das operações. Cabe a ele, elaborar as estratégias de vendas e corrigir as rotas tomadas pelo grupo e auxiliar a equipe a atingir os resultados. Além disso, o gestor de vendas deve revisar constantemente o mercado em busca de novas alternativas e também medir constantemente a motivação de sua equipe, identificando as necessidades de cada um.

As estratégias de venda levam em consideração o perfil de cada colaborador?

Wilsony: Sem dúvida, conhecer a equipe e o grau de conhecimento de cada um é fundamental para atingir os resultados esperados. De alguma forma, todos nós somos vendedores e estamos vendendo algo o tempo todo. As estratégias de vendas devem levar em conta que a equipe estará interagindo com vários consumidores. É importante identificar no grupo quem possui mais flexibilidade para lidar com os clientes e assim, potencializar os resultados.

Analisando o cenário político-econômico, os desafios para conquistar as vendas são maiores?

Wilsony: Com certeza o nosso cenário político-econômico é desfavorável e faz com que os consumidores repensem qualquer investimento ou compra de produtos e serviços. O momento é de cautela e tem como consequência um desaquecimento no mercado como um todo. Mas, como atrás de uma ameaça existe sempre uma oportunidade, cabe à área de vendas identificar as possíveis chances de alavancar os negócios.



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