O mercado de trabalho está cada vez mais exigente no que se refere a conhecimentos e habilidades dos contratados e ser um profissional inovador certamente é um quesito que faz a diferença.O colaborador precisar ser bom em determinado assunto e, além disso, deve ser criativo e inovador.
Dieter Kelber, diretor-executivo do Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (Insadi), ressalta que o profissional inovador consegue olhar para um trabalho que é feito há anos da mesma maneira e transformar o processo em algo mais rápido, mais produtivo, com maior valor para o cliente, pois a criatividade e a inovação são temas importantes do mundo corporativo. Não basta ser criativo, você tem que colocar a mão na massa e inovar, fazer acontecer.
A palavra criatividade vem do latim, creare, que significa criar, fazer, elaborar, e do grego, kraire, que quer dizer realizar, desempenhar, preencher. Nas empresas a inovação é o procedimento de introduzir uma ideia, colocando-a em prática. A criatividade não é só um diferencial ela é requisito obrigatório e saber inovar é a condição para continuar no mercado. Criatividade e inovação não são sinônimas, mas andam juntas. Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas acontecerem.
CRIATIVIDADE = FORÇA DE TRABALHO
INOVAÇÃO = RESULTADO DA CRIATIVIDADE
A mais importante das políticas de uma empresa é apostar em seu pessoal e estimular a criatividade todos os dias. Uma empresa se torna criativa quando sua criatividade é utilizada em suas atividades diárias e cotidianas.
E como estimular a criatividade de seus funcionários?
- Abertura dos canais de comunicação interna e externa;
- Cultura descontraída e com liberdade para discutir ideias;
- Feedbacks de gestores e seus colaboradores;
Essas práticas são fundamentais para promover a Criatividade e a Inovação organizacional com plenitude. O trabalho em equipe é outro fator importante, por que muitas vezes ideias são estimuladas através de outras ideias.
Você também pode estimular a criatividade no seu dia-a-dia. Cultive a autoestima, a autoconfiança, o otimismo e o bom humor. Torne as tarefas prazerosas e não uma obrigação. Se você faz sempre as mesmas coisas e frequenta os mesmos lugares, agite sua rotina fazendo coisas diferentes. Faça um caminho novo, faça novas amizades, mude a mesa de trabalho, assista a filmes, leia livros, visite lugares, mude seu visual, isso irá estimular a sua criatividade.
Quando a mente é exposta a novidades, há um estímulo. Não se deve ter medo de se expor, medo do que as pessoas vão falar. Solte-se, mude e crie!
“Sabemos que ninguém nasce pronto. É preciso ter vocação e associar algumas práticas do ‘pensar diferente’ e do questionar”, ensina Kelber. “As pessoas inovadoras têm traços de criatividade, rebeldia, foco, perseverança e, principalmente, acreditam naquilo que propõem. ”
Felipe Scherer, professor da ESPM/RS e sócio da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, acredita que os profissionais com o perfil inovador ganham mais destaque com o aumento da competição entre as empresas, maiores exigências dos consumidores e a otimização das atividades organizacionais. “A criatividade associada ao conhecimento vai permitir a criação de novas ideias com potencial de se tornarem inovações”.
Scherer relata que “algumas empresas tem criado cargos como gerente e diretores de inovação. Porém, o papel de contribuir com a inovação não deve ser restrito a esses cargos, já que todos na organização devem contribuir com esse processo”.
Confira as sete dicas que os dois especialistas revelam para o profissional se tornar inovador:
- Querer é o primeiro passo para inovar. Se temos a convicção ou sentimento que somos inovadores, devemos procurar estar sempre onde existem as condições para que nos desenvolvamos nessa direção.
- Ter curiosidade, possuir uma mente aberta, aceitar correr riscos, ser persistente e flexível são características desse tipo de profissional.
- Ser inovador não é pura magia. A boa ideia nasce da combinação da observação ou do conhecimento. Conhecer o passado, olhar o presente e pensar (antever) o futuro são ingredientes que fazem surgir às boas ideias.
- Busque definir sua Estratégia de Inovação, esclarecendo os tipos e as temáticas desejadas.
- São três fatores: oportunidade/problema + criatividade + conhecimento. Aí é que a capacidade criadora entra em ação pela busca de novas alternativas em relação às propostas existentes no mercado.
- Utilize os relacionamentos para gerar e desenvolver as inovações.
- Se você tem essa personalidade, o ideal é buscar empresas onde a prática da inovação é uma realidade. Ideias que não podem ser postas em prática trazem frustrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!