sexta-feira, 3 de julho de 2015

Como vender mais sem precisar conquistar novos consumidores

Veja algumas dicas para agradar e fidelizar seus clientes




Você já quebrou a cabeça pensando em maneiras de atrair novos clientes? Investiu em diferentes anúncios e estratégias para angariar mais seguidores nas redes sociais? Então você já sabe que conseguir novos clientes pode ser caro e muito trabalhoso.

Mas a boa notícia é que você não precisa depender somente dos novatos, desde que saiba tirar o máximo de proveito da clientela já conquistada. Um estudo da consultoria Bain & Company mostrou que conseguir um novo consumidor pode custar até sete vezes mais do que reter um que já existe. E mais do que isso, as empresas que conseguem reter 5% dos clientes têm um aumento nas vendas em até 95%. 

Isso não significa, no entanto, que faturar mais com o mesmo público seja fácil. É preciso investir em relacionamento e atendimentos impecáveis para garantir a satisfação e excelência. Veja algumas dicas para agradar e fidelizar seus clientes:

Conheça as necessidades do cliente



Esta é a regra número um para ter clientes fiéis: saiba o que ele quer e o que espera do seu negócio. Comece criando um banco de dados de clientes, com nome, endereço, telefone e histórico de compras. Uma dica valiosa: um bom sistema de CRM pode te ajudar nessa missão.

Em lojas virtuais, oferecer produtos semelhantes aos vistos ou comprados pelos usuários é uma forma de se aproximar. Amazon e Netflix usam estratégias como essa, com altos percentuais de acerto. 

Tenha um programa de fidelidade



Ofereça recompensas e benefícios para clientes assíduos. Pode ser um desconto, um programa de pontos ou mesmo brindes enviados sem aviso ao consumidor. Este tipo de surpresa agradável faz com que ele sempre se lembre do seu negócio, incentiva um relacionamento e demonstra o quão importante aquele consumidor é para sua empresa. 

Mantenha contato



Seja uma nova promoção, chegada de parceiros ou um lançamento de produto, não importa. Qualquer que seja a novidade que acontecer com sua loja, conte ao seu cliente.

Utilize as redes sociais, e-mail marketing ou SMS para isso. Divulgar as boas novas é uma forma também de aproximação. Em lojas virtuais, o cliente pode receber, por exemplo, um e-mail com acesso exclusivo, antes dos outros, a uma liquidação. 

Invista no atendimento pós-venda



Um grande erro dos empreendedores é pensar que o relacionamento com o cliente termina quando ele paga pelo produto. Na verdade, é aí que ele começa. Se houver necessidade de uma troca, por exemplo, pode ser a oportunidade para uma nova compra. 

Quando mal tratado, o consumidor pode reclamar publicamente dos seus serviços e causar uma crise nas redes sociais. Por isso, tenha sempre funcionários bem treinados para lidar com imprevistos e reclamações, além de incentivar um atendimento atencioso desde o primeiro contato. 

Não se esqueça de que essas dicas devem ser colocadas em prática constantemente. O cliente precisa ser conquistado todos os dias.

E você, o que tem feito para agradar seu público fiel?



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