Nos últimos meses, tenho me dedicado a pesquisar os segredos da Disney para descobrir o que a torna a empresa que mais consegue fidelizar clientes [convidados!] no mundo. Em umas das minhas muitas leituras, esbarrei com algumas frases de Walt Disney que têm o poder de motivar qualquer administrador
Já escrevi um artigo sobre a Disney, e estou escrevendo um e-book sobre essa empresa fantástica, que sempre me surpreende com suas estratégias para encantar seus convidados [é assim que eles chamam seus clientes].
Nos últimos meses, tenho me dedicado a pesquisar os segredos da Disney para descobrir o que a torna a empresa que mais consegue fidelizar clientes [convidados!] no mundo. Para você ter uma ideia, ela consegue fazer com que 70% de seus visitantes retornem aos seus parques e hotéis.
Em umas das minhas muitas leituras, esbarrei com algumas frases de Walt Disney que têm o poder de motivar qualquer administrador. Preparado para uma dose extra de inspiração?
Vamos às frases:
"Uma forma de começar é parar de falar e começar a fazer."
Muitos administradores gostam de falar muito sobre o que pretendem fazer e esquecem de efetivamente fazer algo. Você não vai executar nada se não começar a fazer nada.
"Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade."
Não adianta. Sem pessoas lhe ajudando [sócios, funcionários ou parceiros], você não chegará muito longe. Você não sabe fazer tudo [e nem tem tempo pra isso] e precisará de gente para te ajudar a chegar aonde você tanto sonha.
"Você pode não perceber quando isso acontece, mas um pontapé pode ser a melhor coisa do mundo para você."
Uma derrota no meio do caminho pode ser a melhor coisa que acontece a você, por uma série de fatores. A derrota ensina coisas importantes, que podem fazer toda a diferença para o seu sucesso profissional.
"Eu gosto do impossível, pois lá a concorrência é menor."
Fazer o que todos conseguem fazer só vai fazer você ter que enfrentar uma concorrência acirrada. Isso, provavelmente, vai ocasionar em uma redução da sua margem de lucro. Faça coisas diferentes, difíceis, para navegar num oceano azul de oportunidades.
"A diferença entre ganhar e perder é, muitas vezes, não desistir."
O caminho profissional de um administrador é difícil, árduo e cheio de altos e baixos. Você, com certeza, viverá momentos complicados, mas que vão fazer a diferença para o seu sucesso. Se você desistir logo nos primeiros obstáculos que enfrenta, nunca vai conseguir criar nada de valor.
"Nós seguimos em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos."
Nunca deixe de procurar novas oportunidades de negócio. Tenha curiosidade sobre o seu mercado e suas chances de se diferenciar dos seus concorrentes serão ainda maiores.
"De todas as coisas que eu fiz, o mais vital foi coordenar os que trabalham comigo e gerenciar seus esforços para um determinado objetivo."
Não adianta apenas ter uma equipe. Ela tem que estar motivada e ciente do objetivo da empresa no mercado. Quanto mais inspirador for seu objetivo, mais fácil será conseguir isso.
"Nós não estamos tentando entreter os críticos. Eu vou me arriscar com o público."
A opinião que importa é a do cliente [convidado!!!]. Pode ter certeza que, quando você fizer algo diferente, para melhorar sua empresa, muita gente [os famosos críticos] vão criticar suas ações. Algumas críticas [as construtivas] são importantes de serem ouvidas, mas a maioria é só balela, muito do pacto de mediocridade que impera em nossa sociedade. Lembre-se de que a opinião de um cliente seu é muito mais importante do que a opinião de 10 especialistas.
"Eu comecei a fazer o meu primeiro desenho animado em 1920. É claro que eles eram coisas muito cruas e eu usei tipos pequenos de marionetes."
A Disney não começou perfeita. Você, com certeza, também não. O grande lance é começar, mesmo sem estar do jeito que você gostaria que estivesse, e ir melhorando com o tempo, aperfeiçoando o atendimento, produto ou serviço etc.
"Um homem nunca deve negligenciar a sua família por causa dos seus negócios."
No meu dia a dia, vejo muitos administradores que trabalham 18 horas por dia e se sentem muito orgulhosos por isso, porque acham que estão crescendo mais rápido dessa forma. Tirando aspectos de produtividade [que valem um artigo inteiro só sobre isso] que desmentem esse orgulho todo, ter um tempo para a família e amigos é essencial. É o que lhe recarrega para mais um dia de trabalho. É o que faz a vida valer a pena!
__
E agora? Vai ficar parado ou vai pensar em uma forma de encantar e fidelizar seus clientes?
Um abraço e até o próximo artigo!
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!