Interesse por aplicativos visuais entre os jovens, como o Snapchat, tem aumentado em relação ao interesse pelo Facebook
A sociedade já está conectada. No mundo todo, o uso de aplicativos está cada vez mais inserido no dia a dia da população, em todas as faixas etárias e níveis sociais. Para entender um pouco mais sobre esse cenário, a Ericsson preparou o estudo “Comunicação no mundo dos aplicativos”. Elaborado pelo ConsumerLab, área da Ericsson que há mais de 20 anos estuda o comportamento do usuário de internet, o relatório analisa como os usuários interagem com os aplicativos de seus smartphones ao redor do mundo e como pode ser o futuro à medida que a tecnologia evolui.
O material também traz análises das variações culturais com a utilização dos aplicativos e como os vários perfis do comunicador foram surgindo com base na maneira como as pessoas utilizam seus smartphones. O relatório é baseado na análise dos dados medidos diretamente pelos dispositivos. Os dados foram coletados de usuários de smartphones na Índia, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.
Apesar de os smartphones terem uma ampla variedade de funções, tais como entretenimento, jogos e câmera, a comunicação continua sendo a principal atividade. Mais de 30% do tempo que as pessoas passam utilizando seus smartphones é para se comunicar por meio de voz, mensagens instantâneas, VoIP (Voz sobre IP, protocolo de Internet), como Skype, correios eletrônicos e redes sociais. Os aplicativos de comunicação dependem muito da utilização de banda larga móvel, devido ao seu status de “sempre ligado”.
André Gualda, especialista do ConsumerLab da Ericsson na América Latina, comenta: “Descobrimos que de 40 a 50% do consumo de dados por aplicativos de comunicação utilizam a banda larga móvel, enquanto a porcentagem correspondente a vídeos é de apenas 20%”.
O relatório também mostra que a cultura e o idioma influenciam os padrões e a adoção dos aplicativos de comunicação. Os usuários de smartphones no Reino Unido e nos Estados Unidos efetuam mais chamadas de voz, enquanto no Japão e na Coreia do Sul, eles preferem enviar mensagens de texto e utilizar aplicativos de comunicação desenvolvidos na região.
Além disso, o interesse pelos aplicativos visuais está aumentando, tais como o Pinterest e o Instagram, que tiveram um crescimento significativo nos últimos doze meses. Da mesma forma, a popularidade crescente do Snapchat mostra que os usuários mais novos preferem os aplicativos visuais com funções de privacidade aprimoradas. Isso representa a queda na utilização do Facebook entre os usuários mais jovens, que não querem que os pais vejam suas publicações.
No relatório, também foram observadas as futuras formas de comunicação, como a comunicação com tecnologia wearable (vestíveis) e com robôs. Em outro estudo realizado em 10 grandes cidades, metade dos usuários de smartphones acreditam que os assistentes inteligentes, com os quais é possível falar para pedir um conselho ou fazer reservas, podem virar uma tendência nos próximos doze meses. Resta saber o quão significativa será essa nova tendência.
Fonte: Administradores
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